Reintegração de posse retira 100 famílias de lote na Cidade Industrial de Curitiba
Operação iniciada na manhã desta sexta-feira (10) aconteceu de maneira pacífica; equipe da prefeitura acompanham a ação
O Poder Judiciário do Estado do Paraná autorizou nesta sexta-feira (10) uma operação de reintegração de posse na Cidade Industrial de Curitiba. Em um terreno, formado por dois lotes, cerca de 100 famílias foram convidadas a deixar o local, após um pedido do proprietário do local.
A ação de reintegração contou com apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR), agentes da Prefeitura de Curitiba e autoridades do poder judiciário. Por volta das 6h, oficiais de justiça acessaram o terreno acompanhados de policiais militares e iniciaram a desocupação do lote. Um pouco antes do início da operação, quando as equipes ainda se preparavam para a reintegração, foram registrados alguns focos de incêndio.
O Corpo de Bombeiros, que também acompanha a operação, controlou as chamas e não foram registrados incidentes com feridos.
“As famílias que aqui estão ocupando o terreno tiveram ciência do cumprimento desta ordem judicial por parte da Polícia Militar e do Oficial de Justiça. A nossa linha é atuação através do diálogo, que foi cumprido fielmente. As pessoas estão deixando o local de maneira ordeira e pacífica”, comentou o capitão Luiz Fernando, da PMPR.
Por volta das 7h, desta sexta-feira (10), as primeiras famílias começaram a se retirar do terreno. Móveis, roupas e pertences foram colocados na Rua Irmãs Nakadaira, próximo a esquina com a João Dembinski.
Moradores reclamam de falta de suporte após reintegração de posse
A PMPR informou que equipes da prefeitura, da Fundação de Ação Social (FAS), acompanham a operação para oferecer suporte às famílias necessitadas. Entretanto, apesar dos servidores estarem no local, alguns moradores relataram que não receberam apoio.
“Nem dormimos, cinco horas já tinha polícia. Helicóptero passando por cima, estava lotado. A gente não tem para onde ir. Estamos com as mãos atadas, não temos para onde ir, não temos nem condições de carregar o que trouxemos. Até agora ninguém veio falar comigo, só o policial que pediu minha identificação. Mas nem o FAS, ninguém veio perguntar como está sendo”, comentou a moradora Thayna.
Durante a operação, uma equipe da Copel também realizou o desligamento de ligações clandestinas instaladas em postes da rede elétrica.
Trânsito interditado na região da CIC
Para a realização da operação de reintegração de posse, ruas da região foram interditadas e ônibus do transporte público de Curitiba estão em operação especial. Na Rua João Dembinski há interdição total entre o cruzamento da Rua Theodoro Locker e Rua Irmãs Nakadaira.
As linhas de ônibus Vila Sandra e Interbairros V têm liberação para passar pelo local, porém, não estão realizando paradas em quatro pontos da Rua João Dembinski.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!