Rock in Rio 2022: Cão-robô com 5G irá reforçar a segurança do festival
O Rock In Rio – maior evento de música do Brasil – está cada vez mais próximo. O festival, que acontecerá nos dias 2,3,4,8,9,10 e 11 de setembro deste ano, no Rio de Janeiro, vem com uma novidade para lá de interessante. Várias tecnologias serão utilizadas para reforçar a segurança do público e o 5G também fará parte desse reforço através da utilização de um cão-robô.
De acordo com informações do site Minha Operadora, o cão-robô Yellow, que também foi usado no torneio Mutua Madrid Open 2022, conta com diversos recursos tecnológicos e suporte a quinta geração de internet móvel para coleta e envio de dados do ambiente. O aparato é tão moderno que é capaz de detectar temperaturas anormais, por exemplo, que indicam risco de incêndio.
Todas as informações capturadas pelo cão-robô poderão ser monitoradas pelos agentes do Centro de Controle Operacional da SegurPro (CCO), no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, em tempo real.
Além do Yellow, o conceito de “Segurança Híbrida” da companhia inclui recursos como cerca de 200 câmeras de monitoramento.
Conforme o site, os modelos de câmeras fixas, dome, fish eye, noturnas, térmica e câmeras comparáveis acopladas aos coletes da equipe de segurança. As imagens geradas pelo conjunto serão analisadas por um software de reconhecimento facial para agilizar o monitoramento.
A segurança ainda vai contar com drone com câmeras de alta resolução e câmera térmica, dois radares perimetrais israelenses, aproximadamente 2 mil vigilantes e 25 condutores de cães treinados.