Saiba quem é o jornalista preso em megaoperação contra o tráfico de drogas

Ricardo Lyra Ribeiro, proprietário do Jornal Corporativo e do site Nação Brasil, é suspeito de cuidar da contabilidade e da gerência das contas bancárias da organização criminosa.

Publicado em 19 jun 2024, às 12h47. Atualizado às 13h41.
POST 2 DE 3

Um jornalista premiado foi preso no Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (19), durante a megaoperação da Polícia Civil do Paraná e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) contra uma organização criminosa suspeita de tráfico de drogas. Ricardo Lyra Ribeiro, proprietário do Jornal Corporativo e do site Nação Brasil, é suspeito de cuidar da contabilidade e da gerência das contas bancárias da organização criminosa.

Jornalista preso em megaoperação contra tráfico de drogas
Ricardo Lyra Ribeiro (à direita) foi preso nesta quarta-feira (19) em megaoperação da Polícia Civil do Paraná (Foto: Reprodução/Revista Justiça&Cidadania)

Ele foi um dos alvos dos 92 mandados judiciais cumpridos em cinco estados brasileiros. De acordo com a investigação, o grupo criminoso é responsável por distribuir drogas do Paraná para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Entre os mandados estão 11 de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos. Além disso, a Justiça autorizou 37 bloqueios de valores em contas bancárias e 17 medidas cautelares sobre automóveis. Os indivíduos são suspeitos de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico.

Leia também: Buscas por Ísis entram no 13º dia e família oferece recompensa por informações

A ação acontece simultaneamente em dez municípios de cinco estados: Toledo, Cascavel, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Capitão Leônidas Marques e Capanema, no Paraná; Balneário Camboriú, em Santa Catarina; Ribeirão das Neves, em Minas Gerais; e nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Participam da ação mais de 180 policiais.

Jornalista recebeu premiação na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Com longa carreira no jornalismo econômico, jurídico e político, Ricardo Lyra Ribeiro também preside a Associação Sul Fluminense de Jornais (ASFJ).

Em sua redes sociais, o jornalista destaca uma premiação recebida em 2015. Naquele ano, ele recebeu o Troféu Dom Quixote da Imprensa. A premiação é entregue desde 1999 pela Revista Justiça & Cidadania.

Leia também: Jovem suspeito de matar vizinho em distribuidora de Curitiba está foragido

O troféu foi entregue em uma solenidade no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. No dia da entrega, o então presidente da Corte, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, afirmou que o Dom Quixote representa a democracia e o ideal republicano. “Não há povo livre sem imprensa livre e Poder Judiciário independente”, disse.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui