Sete ônibus do Paraná são apreendidos por ordem do STF; vídeo de cadastramento viraliza

Publicado em 9 jan 2023, às 15h22. Atualizado às 16h35.

Aproximadamente sete ônibus de empresas paranaenses foram apreendidos por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), suspeitos de levarem os bolsonaristas radicais até Brasília, onde aconteceram ataques terroristas aos prédios públicos no domingo (8).

Leia também:

Entre os veículos apreendidos estão cinco de uma empresa de Londrina, no Norte do Estado, uma de Curitiba e outra de Cascavel, na região Oeste. 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a apreensão de mais de 80 veículos que, de acordo com Moraes, “trouxeram os terroristas para o Distrito Federal”. 

Os proprietários dos ônibus devem ser ouvidos em até 48 horas e segundo a determinação do ministro, são obrigados a apresentar a relação de todos passageiros, contratantes, contratos e meios de pagamento desse serviço de transporte. O RIC Mais tenta contato com as empresas citadas na matéria.

Veja lista das empresas proprietárias dos ônibus: 

  • Montana Turismo LTDA – Curitiba
  • Transgiro Turismo e Viagens LTDA – Cascavel
  • Viação Garcia (Três veículos) – Londrina (PR)
  • Brasil Sul (Dois veículos) – Londrina 

Em nota, a Viação Garcia disse que os veículos foram fretados de forma legal, com lista de passageiros, emissão de nota fiscal e comprovante de pagamento. A empresa afirmou que repudia qualquer ato de violência e vandalismo contra o patrimônio público. Veja na íntegra:

“Diante dos fatos narrados na imprensa acerca da presença de veículos da Viação Garcia/Brasil Sul na cidade de Brasília-DF neste domingo, informamos que tratam-se de veículos fretados por particulares devidamente contratados de forma legal, com lista de passageiros, emissão de nota fiscal e comprovante de pagamento pelo contratante. Ressalta-se ainda que já estamos atuando no sentido de colaborar com as autoridades competentes sendo que, em virtude de confidencialidade contratual e das diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as informações pertinentes a tais contratações poderão ser fornecidas somente mediante solicitação oficial das referidas autoridades. Por fim, a Viação Garcia/Brasil Sul aproveita o ensejo e enfatiza que repudia veementemente qualquer ato de violência e vandalismo contra o patrimônio público e não incentiva a prática de qualquer ato de natureza antidemocrática”

Vídeo mostra cadastramento de Bolsonaristas

Um vídeo circula nas redes sociais de um cadastramento feito no Tiro de Guerra em Londrina, para viagem até Brasília. O conteúdo foi gravado na quarta-feira (4) e segundo o narrador, a viagem estava marcada para sair do Norte paranaense na sexta-feira (6), com previsão de retorno da capital federal nesta segunda-feira (9).

Veja vídeo:  

(Vídeo: reprodução / redes sociais)