Teatro é alvo de invasão e vandalismo no norte do Paraná
Um dos espaços culturais mais tradicionais do município de Arapongas, no norte do Paraná, o Teatro Vianinha foi alvo de uma invasão e vandalismo na noite de terça-feira (10), quando um homem entrou no local pelo teto e destruiu estruturas em gesso e as instalações hidráulicas e elétricas.
O secretário da Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, informou que o criminoso ainda rompeu um encanamento no prédio público, que alagou o palco do teatro. “Ele entrou com um único objetivo de vandalizar e destruir o patrimônio público, pois teve acesso ao notebook e mesa de som, mas não levou nada”, acrescentou.
Argati lembrou que o local estava fechado por conta do recesso de fim de ano. O Vianinha só abre as portas para eventos e não possui câmeras de segurança. O secretário disse que uma licitação está em andamento para alcançar 100% dos prédios públicos com sistema de alarme e câmeras, entre eles, o Teatro Vianinha. Atualmente, 70% dos locais de propriedade do Município possuem o sistema de vigilância.
Sem as imagens, Argati pediu para que os vizinhos do Teatro Vianinha e os araponguenses entrem em contato pelos telefones 153, 181 e 190, se tiverem informações sobre a identidade do autor do crime.
Em 2019, o Teatro Vianinha reabriu suas portas para o público após passar por uma ampla revitalização, incluindo a retirada do carpete do piso, pintura, troca da iluminação de serviço, higienização das paredes, retirada de infiltrações, reparo de sanitários e sinalização de segurança, além de mudanças na fachada e na comunicação visual.