Três homens são presos por pesca predatória no rio Ivaí

por Caroline Maltaca
com supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 12 ago 2021, às 16h23. Atualizado às 16h26.

Três homens foram presos em flagrante próximo a “Corredeira do Rio Rural”, no município de Fenix, no norte do estado, por pesca predatória. De acordo com a Polícia Militar, na ação, foram encontrados 950 metros de rede de pesca distribuídas em quatro pontos do rio Ivaí de forma inadequada.

“Em virtude do baixo volume de água que o rio se encontra, por ocasião do período de estiagem, os pescadores predadores se aproveitam para armarem redes, fazendo emendas umas nas outras, amarram nas pedras e esticam de uma margem a outra do rio, trancando dessa forma a passagem dos peixes”,

explicou a Policia Ambiental.

Segundo as informações levantadas, dois dos suspeitos foram identificados como pescadores profissionais cadastrados na colônia de pescadores do rio Paraná, no município de Porto Rico. Entretanto, no local onde foram flagrados, a única modalidade permitida é a da pesca amadora, a qual exige que pescadores só utilizem caniço com molinetes ou carretilhas, ao invés de redes.

Além das prisões

A Polícia Ambiental recolheu o material de pesca que inclusive apresentava malha inferior a 8mm, o que é proibido até mesmo para pescadores profissionais, e uma tarrafa que era lançada no leito do rio durante o deslocamento de uma rede a outra pelos suspeitos. Também foram apreendidos 31,89 Kg de peixes, quase todos com o tamanho inferior ao permitido para captura.

Consequências

Cada pescador recebeu uma multa no valor de R$ 7.300.00. Os três suspeitos foram encaminhados até a delegacia de Polícia Civil de Engenheiro Beltrão, onde foram autuados em flagrante pelo crime previsto no Artigo 34 da lei de crimes ambientais, que tem pena de um ano e três meses de detenção.

Cerca de 15 kg dos peixes apreendidos foram imediatamente reintegrados ao leito do rio por estarem ainda vivos no momento da retirada das redes, os demais foram doados à instituições cadastradas junto ao órgão ambiental.