Brigitte García: tudo o que se sabe sobre a morte da prefeita

Publicado em 26 mar 2024, às 13h06. Atualizado às 14h33.
POST 2 DE 2

Brigitte García, prefeita da cidade de San Vicente, no Equador, foi assassinada a tiros no país. Os corpos dela e do motorista do carro em que ela estava foram encontrados no último domingo (23).

Veja tudo o que se sabe até agora sobre o caso do assassinato de Brigitte García.

Quem era Brigitte García?

A jovem de 27 anos era a prefeita mais nova de todo o Equador. Ela comandava a cidade de San Vicente, de 17 mil habitantes, que fica na província de Manabí e na costa do Oceano Pacífico.

Brigitte García se formou em Enfermagem e fazia parte do Partido da Revolução Cidadão, do ex-presidente equatoriano Daniel Corrêa, figura conhecida da política latinoamericana. A atuação de García em serviços comunitários da região ganhou destaque e a impulsionou no mundo político.

Qual foi o motivo do assassinato de Brigitte García?

A Polícia Nacional do Equador disse em um comunicado que está investigando as circunstâncias da morte de Brigitte García e de Jairo Loor. As autoridades equatorianas confirmaram que encontraram ferimentos causados por tiros nos dois corpos.

Políticos aliados chamaram o caso de assassinato. A candidata à presidência pelo partido nas últimas eleições, Luisa Gonzalez, lamentou a morte violenta. “Acabei de descobrir que eles assassinaram nossa colega prefeita de San Vicente, Brigitte Garcia”, postou.

O presidente do Equador, Daniel Noboa, não se manifestou pelo caso até a publicação deste texto.

O que acontece no Equador?

A morte da prefeita Brigitte García acontece em meio à onda de violência em todo o território do Equador. Atualmente, o governo prorrogou o “estado de exceção” por mais 30 dias devido os ataques de de facções do tráfico de drogas, após saída do líder da gangue “Los Choneros”, Adolfo “Fito” Macías, da prisão.

Com a decisão do presidente do Equador, as Forças Armadas passam a auxiliar o trabalho da polícia nas ruas. Além disso, há toque de recolher das 23h às 5h.

O país sulamericano vive uma onda de violência há alguns meses. Em agosto de 2023, o candidato à presidência Fernando Villavicencio morreu vítima de disparos de arma fogo enquanto realizava um ato de campanha, duas semanas antes das eleições.

Brigitte García está em um grupo de ao menos seis políticos assassinados no Equador desde o ano passado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui