Queda de avião: tudo o que se sabe sobre o acidente aéreo que matou 62 pessoas

Os trabalhos de remoção dos 62 corpos foram finalizados neste sábado (10)

Publicado em 10 ago 2024, às 20h58.
POST 18 DE 18

Na tarde de sexta-feira (9), um avião de médio porte, modelo ATR-72, da companhia aérea Voepass, antiga Passaredo, que transportava 58 passageiros e quatro tripulantes, caiu na cidade de Vinhedo, no bairro Capela, em São Paulo. O voo que saiu de Cascavel, no Oeste do Paraná, tinha como destino Guarulhos. Todas as pessoas morreram.

Queda de avião: tudo o que se sabe sobre o acidente aéreo que matou 62 pessoas
Os trabalhos de remoção dos corpos foram finalizados neste sábado (10) Foto: Reprodução / Redes Sociais)

A aeronave havia decolado de Cascavel, no Paraná, às 11h58, e o voo estava programado para pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 13h50.

Gelo causado por frente fria pode ser motivo da queda de avião em Vinhedo

O instituto ClimaTempo emitiu uma nota informando que há suspeita da formação de gelo ter sido uma das razões para a queda do avião em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9). 

Conforme o instituto, o radar não indicava chuva significativa para a região de Vinhedo na hora do acidente. Contudo, haviam áreas de instabilidades se descolando pelo centro-leste, perto de onde o avião caiu. 

Além disso, o ClimaTempo informou que no momento em que a aeronave fazia a mudança de direção para efetuar a aproximação a cerca de 5.600 metros de altitude, havia um forte vento de cauda, que sopra na direção geral do vôo e aumenta a velocidade do avião em direção ao solo, associada a uma frente fria.  

Cascavel monta “sala de crise” após queda de avião e recebe famílias de vítimas

A Prefeitura de Cascavel montou uma “sala de crise”, por ordem do prefeito Leonardo Paranches, para organizar as apurações sobre a queda do avião em Vinhedo, São Paulo.

tudo o que se sabe sobre a queda de avião em Vinhedo
Familiares das vítimas recebem apoio e orientação no aeroporto de Cascavel (Foto: Cassiane Seghatti/RICtv Oeste)

“Nós estamos com a equipe do SAMU aqui, com ambulâncias, e se necessário atendimento de médico, de enfermagem. Temos outros médicos da Secretaria Municipal de Saúde. Temos também enfermeiros, técnicos de enfermagem, uma equipe aqui embaixo, uma equipe lá em cima. Nós temos psicólogos que estão dando suporte ali para os familiares que começaram a chegar”, disse o secretário municipal de Saúde Miroslau Bailak.

Ratinho Júnior decreta luto oficial no Paraná após tragédia com avião em Vinhedo

O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias pela tragédia de Vinhedo. “É um dia triste. Todo acidente aéreo é uma fatalidade que choca todo mundo por não estar dentro da normalidade”, disse o governador.

Lista de vítimas do acidente aéreo

Quase 18h de sexta-feira (9), a lista com os mais de 60 nomes das vítimas foi divulgada. Entre elas, uma criança de três anos, que estava com o pai. Além de muitos médicos, professores, estudantes e famílias.

Quem eram os quatro tripulantes do acidente aéreo

Danilo Santos, de 35 anos, Humberto de Campos Alencar e Silva, de 61 anos, Debora Soper Avila, de 29 anos, Rubia Silva de Lima, de 41 anos, eram os tripulantes do avião que caiu.

Quem eram os quatro tripulantes do acidente aéreo
O piloto da aeronave relatava nas redes sociais que tinha mais de 10 anos de experiência na indústria da aviação (Foto: reprodução/redes sociais)

Danilo, tinha mais de 10 anos de experiência na indústria da aviação. “Voei vários tipos de aeronaves, incluindo Airbus A320/A330, em rotas nacionais e internacionais. Minhas principais competências incluem aviação comercial, pilotagem e segurança de voo. Sou bacharel em Aviação Civil pela Universidade Anhembi Morumbi e tenho licença de Piloto de Transporte Aéreo emitida pela FAA e ANAC”, escreveu o piloto nas redes sociais.

Debora era natural de Porto Alegre (RS), nas redes sociais, ela demonstrava o amor pela aviação. “Comissária de bordo, apaixonada pela aviação e pela excelência em bem atender, encantar e ir além das expectativas”, escreveu a tripulante.

Rubia era natural de Ribeirão Preto (SP). Nas redes sociais, ela publicava fotos de viagens.

Já Humberto, estava na empresa há cinco anos e deixa a esposa e três filhos.

CRM-PR confirma morte de 15 médicos em queda de avião

Em vídeo enviado à imprensa, o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR), Eduardo Baptistella, confirmou a morte de pelo menos 15 médicos que estavam a bordo do avião que caiu em Vinhedo (SP). A aeronave saiu de Cascavel, no Oeste do Paraná, com destino a Guarulhos (SP). A informação inicial era de que os médicos estavam a caminho de um congresso em São Paulo.

Unioeste e UTFPR lamentam mortes de colaboradores e estudantes em queda de avião

Quatro professores da Unioeste morreram no acidente: Edilson Hobold do curso de Educação Física, campus Marechal Cândido Rondon; professor Deonir Secco do curso de Engenharia Agrícola, campus de Cascavel; professora Raquel Ribeiro Moreira do Programa de Pós-Graduação em Letras do Campus de Cascavel e o professor aposentado José Roberto Leonel Ferreira do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Além disso, a egressa do curso de Medicina da Unioeste, Sarah Sella Langer e Mariana Comiran Belim, também egressa do curso de Medicina, do campus de Cascavel e médica intensivista da UTI Adulta do HUOP, morreram. A Unioeste também lamentou a morte das ex-alunas, Ana Caroline Redivo do curso de Administração, campus de Cascavel e Hadassa Maria da Silva, do curso de Ciência Contábeis do Campus de Cascavel.

Já a UTFPR, lamentou a morte de duas professoras da universidade: Raquel Ribeiro Moreira, professora da área de Letras, e seu esposo Adriano Daluca Bueno; Gracinda Marina Castelo da Silva, professora da área de Engenharia Química, e seu esposo Nélvio José Hubner; Deonir Secco.

Fabricante de avião que caiu em Vinhedo se pronuncia sobre acidente

Após a queda do avião em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9), a empresa fabricante da aeronave se pronunciou. A Avions de Transport Régional (ATR) é uma empresa Franco-italiana e foi responsável por fabricar a aeronave de médio porte que saiu de Cascavel, no Oeste do Paraná, durante a manhã.

Em nota oficial, a empresa se solidarizou com o caso e afirmou que irá investigar mais a fundo. “A fabricante ATR foi informada que um acidente aconteceu em Vinhedo, no Brasil, envolvendo o avião ATR 72-500. Nossos primeiros pensamentos estão com os indivíduos afetados pelo ocorrido. Os especialistas da ATR estão completamente engajados em apoiar tanto as investigações quanto os clientes”, diz o comunicado. (Nota traduzida do inglês).

Voepass afirma que aeronave tinha boas condições antes da decolagem

A diretoria da Voepass afirmou que a aeronave modelo ATR 72-500 acidentada em Vinhedo (SP) “tinha boas condições” antes da decolagem em Cascavel (PR). A declaração foi dada em entrevista coletiva na noite desta sexta-feira (9), na sede da empresa, em Ribeirão Preto (SP).

“A Aeronave fez manutenção de rotina em Ribeirão Preto ontem à noite, estava perfeitamente aeronavegável. As aeronaves tem a despachabilidade de acordo com os manuais e ela estava de acordo com todas as legislações e nosso manuais”, explicou Marcel Moura, diretor de operações da Voepass.

Investigação será aberta para apurar responsabilidade da Voepass na queda de avião

A empresa responsável pelo avião que caiu nesta sexta-feira (9), Voepass Linhas Áreas, antiga Passaredo, será investigada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para que seja apurada a responsabilidade da companhia no acidente aéreo.

Investigação será aberta para apurar responsabilidade da Voepass na queda de avião
O acidente aéreo matou 4 tripulantes e 58 passageiros (Foto: Divulgação/Voepass)

A justificativa da abertura da investigação se dá pois, “é evidente a lesão a direitos sociais indisponíveis ligados à segurança no meio ambiente de trabalho”, conforme o procurador do trabalho Marcus Vinícius Gonçalves. Com isso, o MTP atua no caso para “verificar a extensão dos fatos denunciados, apurar as devidas responsabilidades e adotar medidas que contribuam para obstar novos acidentes como o ora investigado”.

Caixa-preta de avião que caiu em Vinhedo está em análise

A caixa-preta do avião que caiu em Vinhedo, na sexta-feira (9), chegou em Brasília, neste sábado (10), e já está sendo analisada por equipes do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

O prazo estimado para a divulgação Relatório Preliminar do acidente aeronáutico, é de 30 dias.
Após a conclusão, a investigação da caixa-preta do avião avança para a fase de Análise de Dados (Foto: Divulgação/CENIPA)

O prazo estimado para a divulgação Relatório Preliminar do acidente aeronáutico, é de 30 dias.

Todos os 62 corpos das vítimas da queda de avião são retirados de escombros

O trabalho de remoção dos corpos das vítimas da queda de avião, na cidade de Vinhedo, em São Paulo, foram encerrados neste sábado (10), às 18h30. Todos os 62 corpos foram retirados dos escombros e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo.

No início da noite deste sábado (10), três viaturas do IML saíram com os 12 corpos que faltavam ser retirados.

Velório das vítimas da queda de avião em Vinhedo será coletivo em Cascavel

O velório das vítimas da queda de avião em Vinhedo, interior de São Paulo, será de forma coletiva, no Centro de Eventos de Cascavel, no Oeste do Paraná, cidade onde avião decolou na sexta-feira (9) e tinha como destino Guarulhos, em São Paulo.

Conforme a Prefeitura de Cascavel, cada família vai decidir se participará do velório coletivo ou fará de forma individual.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.