“Um filme de terror ao vivo”, diz paranaense sobre acidente aéreo no Paraguai
Luana Mabel Ribas e seu marido Cleberson Belino são moradores de Toledo, no Oeste do Paraná. Eles estavam no voo da Latam que enfrentou uma violenta turbulência durante um voo, que saiu de Santiago, no Chile, com destino a Assunção, no Paraguai, na última quarta-feira (19).
Eles contaram à equipe de jornalismo da RICtv sobre o pânico que passaram no ar. O casal retornava de uma viagem e o destino final era Assunção, no Paraguai, onde mora a mãe de Luana. “Foi um pesadelo, um filme de terror ao vivo. Foram 20 minutos pausados. Tivemos que fazer pressão com as pernas e segurar forte com as mãos. Foi tão forte e tão intenso que a gente não consegue nem lembrar,” relata Luana.
“Sabe aquele filme de terror que você assiste que o avião tá caindo e pessoas gritando, foi desse jeito. Um filme de terror ao vivo e a cores,”, enfatiza Cleberson.
Cleberson lembra que tentava acalmar a esposa durante a turbulência. Segundo ele, os vídeos divulgados são quase do fim da turbulência, antes disso a situação estava bem pior. “Eu pegava na mão da Luana e falava ‘fica tranquila’, mas chegou uma hora que o ‘fique tranquila’ que eu passava para ela, eu já não estava mais tranquilo. Aquilo não parava, não tinha fim. Voando bolsa, celular, cinto saindo fora, pessoas batendo com o ombro no teto.”
Devido a turbulência, o voo precisou mudar a rota e descer no aeroporto da cidade de Foz. Depois de horas em solo, o casal conseguiu desembarcar no Brasil. O avião decolou do Brasil e retornou a sua rota, mas durante o percurso até Assunção novamente foi atingido por um temporal. O comandante da aeronave conseguiu descer no Paraguai, no entanto a aeronave estava com a frente totalmente danificada e com um dos motores sem funcionar.
A Direção Geral da Aeronáutica Civil informou, em nota, que iniciou uma investigação com uma equipe de especialistas do Chile.
A LATAM Airlines Paraguai informa que o voo LA1325, que operava a rota Santiago-Assunção em 26/10, precisou alternar pouso para o aeroporto de Foz do Iguaçu às 18h43 (hora local) devido às más condições meteorológicas em Assunção. Com a melhora das condições em Assunção, a aeronave retomou a sua rota para a capital paraguaia, mas enfrentou condições climáticas severas durante o voo, o que exigiu um pouso de emergência em Assunção às 23h09 (hora local). Não houve feridos entre os passageiros e a tripulação, que foram imediatamente atendidos pelas equipes de solo quando chegaram ao Paraguai.As condições climáticas do voo causaram danos na fuselagem da aeronave e impactaram as operações. Para a linha aérea, qualquer evento relacionado à segurança de voo é considerado grave. Seguindo os regulamentos aeronáuticos, a LATAM Airlines Paraguai está colaborando com a investigação das autoridades competentes sobre o incidente. Lamentamos a situação vivida por nossos passageiros. A LATAM Airlines Paraguai está em contato com todos os clientes deste voo para prestar o apoio necessário.