VÍDEO: “Sem cometer mais delito”, diz Elize Matsunaga ao sair da prisão

por Carol Machado
Com informações do R7
Publicado em 31 maio 2022, às 11h04.

A Justiça de São Paulo concedeu liberdade condicional a Elize Matsunaga na última segunda-feira (30). Elize estava presa desde 2012 por matar e esquartejar o marido, o empresário Marcos Matsunaga. Agora, ela deve cumprir o restante da pena em liberdade.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Elize Matsunaga agradeceu o apoio que recebeu.

“Agradeço a todos que me apoiaram. Agradeço a todos que me incentivaram”, afirmou Elize. Ela diz estar ciente de suas obrigações. “Sem voltar pra aquele lugar. Sem cometer mais nenhum delito”, disse. “A gente pode alimentar a fé, mesmo na escuridão”, concluiu ela em vídeo divulgado nas redes sociais por seu advogado, Luciano Santoro.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, Elize saiu da prisão sem a necessidade de usar tornozeleira eletrônica. 

Veja o vídeo:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Luciano Santoro (@lucianofsantoro)

Ao receber a liberdade condicional, Matsunaga deve cumprir determinações previstas na legislação como:

  • obter ocupação lícita, dentro de prazo razoável se for apto para o trabalho
  • comunicar periodicamente ao juiz sua ocupação
  • não mudar do território da comarca do juízo da execução, sem prévia autorização deste

Em 2016, Matsunaga foi condenada a mais de 19 anos de prisão por homicídio doloso qualificado e ocultação de cadáver. Contudo, Elize conseguiu a remoção de parte da pena ao realizar cursos disponíveis, com isso ela reduziu a pena para 16 anos. Em 2019, ela já havia conseguido o regime semiaberto e passou a ter direito às saídas temporárias em datas comemorativas.

Relembre o crime

O crime ganhou repercussão nacional, e recentemente, a Netflix produziu um documentário sobre o assassinato com Elize narrando em detalhes como tudo aconteceu.

Marcos Matsunaga foi morto dentro do apartamento onde morava com a mulher e a filha do casal. Na época, Elize foi flagrada pelas câmeras de segurança do local carregando três malas, onde estavam partes do corpo da vítima. Elize jogou as partes do corpo na beira de uma estrada na Grande São Paulo. Após cometer o crime, ela chegou a enviar um e-mail para a família do marido alegando que Marcos teria fugido com uma amante. Contudo, dias depois o corpo da vítima foi encontrado e Elize confessou o crime.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.