Vídeos mostram detalhes da operação contra comércio ilegal milionário em aeroporto no PR

por Maria Eduarda Paloco
com informações de Receita Federal e Guilherme Fortunato
Publicado em 4 out 2022, às 16h45. Atualizado às 17h05.

Imagens registradas na manhã de terça-feira (4) mostram detalhes da Operação Rainha da Sucata” que encontrou aeronaves e peças aeronáuticas no Aeroporto 14 Bis de Londrina, no Norte do Paraná. A investigação suspeita de que intens estão avaliados em aproximadamente R$ 100 milhões e fazem parte do comércio ilegal.

A Polícia Federal alega que há fortes indícios que a empresa investigada trouxe aeronaves estrangeiras sem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para venda de peças, recuperação e uso no Brasil.

Para que possam ser comercializadas, é necessário receber marca e matrícula nacionais. Um dos requisitos é o certificado de aeronavegabilidade para exportação emitido pelo órgão regulador de aviação civil do país de origem.

Os vídeos mostram os agentes da Receita Federal entrando nos dois barracões do aeroporto e encontrado diversas peças de aeronaves. Algumas delas estão embrulhadas em plástico ou dentro de caixas, outras estão sem proteção e enfileiradas no chão.

Também é possível observar as duas turbinas encontradas, que juntas somam 20 milhões de dólares. No total, 14 contêineres da empresa foram lacrados e retidos com os bens.

Veja vídeos e imagens das peças e aeronaves:

As turbinas somam R$20 milhões de dólares (Crédito: Receita Federal)
A operação investigou dois barracões (Crédito: Receita Federal)
Diversas peças foram encontradas (Crédito: Receita Federal)
Receita Federal e Anac investigam (Crédito: Receita Federal)
No total, são 14 contêineres (Crédito: Receita Federal)