Polícia Ambiental prende uma pessoa e apreende 33 aves; multas somam R$ 98 mil
Uma pessoa foi presa e outras 14 foram multadas nesta terça-feira (3), após uma operação da Polícia Ambiental que apreendeu 33 pássaros em situação de maus tratos. As multas somam R$ 98 mil.
A ‘Operação Liberdade 3’ ocorreu nos municípios de Goioerê, Moreira Sales e Quarto Centenário. As equipes fiscalizaram 49 localidades de criadores, sendo encontradas algumas irregularidades, principalmente irregularidades no sistema de cadastro do criador e a manutenção de pássaros em cativeiro sem anilha. Ao todo, foram lavradas 25 multas para 14 pessoas e 8 termos circunstanciados foram feitos.
Das 348 aves vistoriadas, 33 foram apreendidas por estarem em condições irregulares. As aves que estavam domesticadas e anilhadas foram apreendidas e deixadas com os criadores. As demais foram encaminhadas ao Instituto Água e Terra (IAT), responsável pela destinação correta das aves.
Durante a operação ainda foi apreendida uma arma de fogo calibre 40, uma munição calibre 38 intacta, um cartucho calibre 40 carregado, 60 gramas de pólvora, 87 espoletas para recarga de cartucho e 3 redes para caça. O proprietário foi detido e conduzido para a delegacia.