Árvores caem e atingem poste em avenida movimentada de Curitiba

As equipes do meio ambiente estão no local para realizar a retira dos galhos. A previsão é que a pista seja liberada no fim da tarde

por Carol Machado
Com informações da RICtv
Publicado em 26 jun 2024, às 12h58. Atualizado às 14h27.

Duas árvores caíram na rua Fredolin Wolf, no bairro Pilarzinho, em Curitiba, na manhã desta quarta-feira (26). Conforme informações da RICtv, a pista ficou totalmente bloqueada. A região é uma das avenidas mais movimentadas da capital.

Conforme os agentes da Guarda Municipal, a região deve ser liberada somente no fim da tarde (Foto: reprodução/RICtv)

Uma das árvores acabou atingindo a fiação elétrica da região. As equipes do meio ambiente foram acionadas e estão no local realizando a retirada das árvores. Conforme os agentes da Guarda Municipal, a previsão de liberação da pista é no fim da tarde, por volta das 16h.

Segundo informações, não estava ventando forte no momento em que ocorreu a queda, e as árvores são velhas e estavam com partes do tronco podre. O portal RIC.com.br entrou em contato com a assessoria do Meio Ambiente, que em nota informou que a queda ocorreu devido às chuvas que ocorreram na terça-feira (25).

Confira a nota na íntegra

Equipes do Meio Ambiente, da Guarda Municipal de Curitiba e da Setran se deslocaram para a Avenida Fredolin Wolf, por volta das 12h30, desta quarta-feira (26/6), para o atendimento e limpeza de duas árvores de grande porte que caíram na avenida em razão das chuvas de terça-feira (25/6).

São cerca de 330 mil árvores em vias públicas na cidade de Curitiba. O Departamento de Arborização e Produção Vegetal, responsável pelo plantio faz o monitoramento delas, tem os levantamentos de onde encontram-se as mais antigas e de maior porte e acompanha seu desenvolvimento periodicamente.

São feitas, ainda, podas de manutenção, seguindo critérios técnicos para minimizar, ao máximo, riscos de queda e danos, caso aconteçam.

É necessário lembrar que, apesar de haver planos de arborização, tratam-se de seres vivos e sujeitos a agentes externos, como os ventos. E que as árvores, de todas as idades, trazem benefícios incontáveis às cidades – como sombra, redução da temperatura ambiente, purificação do ar, abrigo à fauna silvestre urbana, entre outros. Os cortes e podas só são feitos quando a equipe técnica do Meio Ambiente identifica riscos de queda.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!