Cidade do norte do Paraná não cobra tarifa de transporte coletivo há 5 anos
Ibaiti, cidade do norte do Paraná, não cobra tarifa para uso de transporte coletivo desde 2017. A cidade, que tem aproximadamente 32 mil habitantes, abriu edital de licitação e continuará com o serviço gratuito, em 2022. O contrato feito com a vencedora em valor de R$ 214.196,13, conforme o publicado no Diário Oficial de Ibaiti, nesta sexta-feira (1º).
O transporte público é desenvolvido pelo Executivo da cidade, desde maio de 2005, conforme Lei 395/2005. As isenções são pagas por meio de subsídio oferecido pelo Município.
Embora seja sem custo para toda população, somente um ônibus realizava os horários das linhas. A empresa terceirizada que venceu a licitação irá atuar com frota reserva para que não pare de haver circulação em casos de problemas técnicos, conforme informou o prefeito Dr. Antonely Carvalho (Republicanos).
A cidade informou que inúmeros usuários do transporte coletivo urbano são estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais e trabalhadores. Parte desse público já era isento desde 2005, conforme a lei citada.