Contrato do novo Estacionamento regulamentado de Foz do Iguaçu é homologado

por Aline Cristina
com assessoria
Publicado em 15 abr 2022, às 13h35. Atualizado às 13h36.

O Instituto de Transporte e Trânsito Foztrans homologou a licitação para o novo serviço do Estacionamento Regulamentado de Foz do Iguaçu (Estarfi), no Oeste do Paraná. A medida permite a assinatura do contrato e iniciar a fase de implantação do novo sistema de fiscalização embarcada (OCR), em substituição aos antigos parquímetros.

O diretor-superintendente do Foztrans, Licério Santos, adianta que já nos próximos dias entra em operação o novo sistema, que utiliza veículos com câmeras e fiscais de acompanhamento. Os veículos são equipados de cinco câmeras que permite uma leitura de 360 graus, que vão garantir a maior rotatividade.

“A implantação do sistema vai dar prazo para as pessoas se regularizarem 100%, com possibilidade de pagamento em dinheiro, em Pix ou com cartão.”

Licério Santos -Foztrans

Para facilitar o acesso ao novo sistema, o Foztrans pretende colocar ao menos 50 pontos de vendas, em todas as áreas que tem acesso de turista.

“Vamos disponibilizar a venda de crédito, inclusive em parcerias com as locadoras do Aeroporto de Foz do Iguaçu e, quando a pessoa faz uma compra (aluguel de carro), já sabe que existe um sistema de parquímetro na cidade”.

Licério Santos -Foztrans

Preparação

O novo Estarfi será operado por aplicativo de celular e terá apoio de estabelecimentos comerciais das vias onde funcionam as vagas rotativas. O modelo, estudado por técnicos do Foztrans, vai agilizar os pagamentos e reduzir os custos aos usuários.

O antigo contrato venceu em meados de dezembro de 2021 e desde então não é cobrado dos usuários das vagas regulamentadas. O novo sistema ajudará no controle do estacionamento, mas não irá emitirá multas, apenas um aviso prévio de irregularidade para o pagamento dentro de sete dias.

O serviço estará conectado com o sistema dos órgãos de segurança, que vão identificar as placas de veículos que tenham sido denunciados como furtados. Antes de ser implantado, o novo sistema foi apresentado a empresários e comerciantes das áreas onde o estacionamento já é regulamentado.

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!