Cruzamento da Av. Brasília com a República Argentina terá bloqueio de 30 dias

por Jonathas Bertaze
com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba e supervisão de Luciano Balarotti
Publicado em 3 fev 2023, às 18h41. Atualizado às 19h30.

A Prefeitura Municipal de Curitiba divulgou nesta sexta-feira (3), que o trecho da Avenida Brasília que cruza a Avenida República Argentina para fazer a ligação com a Rua João Palomeque, no bairro Novo Mundo, ficará bloqueado pelos próximos 30 dias. A interdição, que deve ser finalizada entre os dias 5 e 6 de março, é necessária para as obras de alargamento da canaleta exclusiva do transporte coletivo no trecho, em continuidade à intervenção para a extensão do itinerário do Ligeirão Norte-Sul (BRT Sul). O local está sinalizado e os motoristas precisam ficar atentos à alteração.

Leia também:

Com a mudança neste trecho, a opção de quem trafega na Avenida Brasília é seguir pela Rua Eduardo Carlos Pereira e em seguida virar à esquerda na Av. Wenceslau Braz, onde poderá acessar novamente a Avenida República Argentina. Para os usuários do transporte coletivo não haverá alteração.

“A execução das intervenções acontece de forma escalonada para não prejudicar os passageiros. Enquanto uma estação é fechada para ser remodelada, desalinhada e o pavimento alargado e requalificado, a estação subsequente permanece funcionando normalmente”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Menor tempo

Atualmente, o tempo de viagem do Ligeirão Norte-Sul, que acontece em um trecho de sete quilômetros entre a Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal Pinheirinho, é de 66 minutos. Após a conclusão das obras, a viagem poderá ser feita em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbs.

Conforme a prefeitura, após a conclusão de toda a intervenção, que acontece em um trecho de sete quilômetros entre a Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal Pinheirinho, o tempo de viagem do Ligeirão Norte-Sul, que hoje é de 66 minutos, será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbs.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a partir de projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).