Curitiba terá 38 novas lombadas eletrônicas; veja onde serão instaladas
Até dezembro deste ano, 38 novas lombadas eletrônicas serão instaladas em diversos pontos de Curitiba. Os equipamentos são mais modernos do que os que já estão em uso, além de ter maior grau precisão e manutenção fácil, segundo a Prefeitura. Ao todo, serão 75 pontos de fiscalização, entre novos e já existentes, com limite de velocidade de 40 km/h, nestes trechos.
- Leia mais:
De acordo com a Prefeitura, o objetivo é reduzir a velocidade em um ponto específico da via. Por isso, os equipamentos estão sendo instalados próximos aos polos geradores de tráfego em que há travessias de pedestres, como escolas municipais, centros de educação infantil, postos de saúde, entre outros.
“As lombadas eletrônicas são redutores de velocidade para que os veículos diminuam a velocidade naquele determinado ponto pela existência de travessia de pedestres. Em Curitiba, estamos priorizando os locais em que há solicitações da população para a instalação de lombada física ou faixa elevada, mas que pela legislação federal não é possível”, explicou a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella.
Segundo a superintendente, existem diferenças entre as funções da lombada e do radar eletrônico. “O radar eletrônico é um equipamento de fiscalização que tem por objetivo controlar a velocidade para que os condutores respeitem o limite ao longo do trajeto. Já a lombada objetiva a redução naquele determinado ponto que apresenta maior vulnerabilidade”, esclareceu.
Veja a lista de locais que vão receber as lombadas eletrônicas ainda neste ano:
Rua Tobias de Macedo Júnior | Santo Inácio | Ponto Novo |
Rua João Azolin | Santa Felicidade | Ponto Novo |
Estrada das Olarias | Atuba | Ponto Novo |
Rua João Gava em frente à Ópera de Arame | Abranches | Substituição |
Rua Prodocimo Lago | Taboão | Ponto Novo |
Rua Prodocimo Lago | Taboão | Ponto Novo |
Rua Jorge Bonn próximo Antonio Muzzillo | Tingui | Ponto Novo |
José Valle | Santa Felicidade | Substituição |
João Batista Dallarmi | Santo Inácio | Ponto Novo |
Marechal Deodoro | Alto da XV | Ponto Novo |
Victor Ferreira do Amaral | Alto da XV | Ponto Novo |
Paulo Kissula | Capão da Imbuia | Substituição |
Paulo Kissula | Capão da Imbuia | Substituição |
Percy Feliciano Castilho | Bairro Alto | Substituição |
Rua dos Ferroviários | Cajuru | Ponto Novo |
Rua Ladislau Kula | Santo Inácio | Ponto Novo |
Rua Gardenio Scorzato próximo a R São Domingos | Pilarzinho | Ponto Novo |
Rua José de Oliveira Franco próximo Mercedes Stresser | Bairro Alto | Substituição |
Rua José Casagrande | Vista Alegre | Substituição |
Rua Nilo Peçanha | Abranches | Substituição |
Rua Campos Sales | Alto da Glória | Ponto Novo |
Rua Nilo Peçanha | Pilarzinho | Ponto Novo |
Via Vêneto | Santa Felicidade | Substituição |
Rua Professor Nilo Brandão | São Lourenço | Substituição |
Av Monteiro Tourinho | Tingui | Substituição |
Rua Candido Hartmann (sobrados) | Mercês | Substituição |
Av. Erasto Gaertner próximo a Rua Alvaro Botelho | Bacacheri | Ponto Novo |
Rua Theodoro Makiolka, próximo a Rua Paulo Canelles | Santa Cândida | Ponto Novo |
Av. Nossa Senhora da Luz | Bacacheri | Ponto Novo |
Av. Nossa Senhora da Luz | Bacacheri | Substituição |
Rua Theodoro Makiolka | Barreirinha | Ponto Novo |
Rua Alberico Flores Bueno | Bairro Alto | Substituição |
Avenida Cândido Hartmann | Mercês | Substituição |
Avenida Fredolin Wolf | Pilarzinho | Substituição |
Estrada Mina D’ouro | Santo Inácio | Ponto Novo |
Ostoja Roguski | Jardim Botânico | Substituição |
Roberto Chichon | Cristo Rei | Substituição |
Agamenon Magalhães | Cristo Rei | Substituição |
Locais contemplados
Do total de 75 locais previstos, 38 deles já tinham lombadas eletrônicas que precisaram ser retiradas para a instalação de equipamentos mais modernos.
“Os equipamentos estavam desatualizados em relação a última portaria do Inmetro e precisavam ser substituídos. Em Curitiba havia 58 locais com lombadas eletrônicas, sendo que em 38 deles vamos manter essa fiscalização e apenas substituir o equipamento por um mais moderno e que atenda a legislação atual. Nos outros 20 pontos serão feitas outras intervenções”, disse Battistella.
De acordo com ela, 37 novos pontos da cidade serão beneficiados com o equipamento. “Fizemos estudos de acordo com o fluxo de veículos e índices de acidentabilidade, além disso, avaliamos diversos pedidos da população pelo portal 156, como também demandas encaminhadas pela câmara de vereadores”, explicou a superintendente.