Deslizamentos: mais uma faixa pode ser liberada na BR-277 nesta terça (20)
Mais uma faixa de rolagem da BR-277 deverá ser liberada na altura do quilômetro 39 em Morretes, nesta terça-feira (20). A liberação será definida após uma vistoria, que será feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em conjunto com a equipe projetista e a equipe executora das obras de recuperação de talude, que deslizou sobre a rodovia no fim de outubro.
Leia também:
- Ganhador de bolão da Copa do Mundo é encontrado morto em rio no Paraná
- Capinoel: pastel em formato de capivara ganha versão natalina em Curitiba
Os primeiros trabalhos de recuperação da encosta, diz o DER, serão concentrados na liberação de mais uma faixa para melhorar o tráfego na região, que anda lento devido ao estrangulamento de pista. Neste ponto, a pista sentido Curitiba funciona em mão dupla, absorvendo o tráfego de ida e volta. Atualmente, a pista sentido litoral está bloqueada do quilômetro 39 ao 42.
Alguns motoristas tem ultrapassado cinco horas de viagem entre Curitiba e o litoral, que em condições normais não demora mais que 1h30 a 2h, conforme a cidade litorânea que a pessoa segue viagem.
Intervenções na pista
A empresa responsável pelos serviços vai instalar uma nova barreira de concreto New Jersey de menor porte, na altura em que houve o deslizamento, onde serão feitas adequações para expandir a capacidade de tráfego para mais uma faixa. Além de disciplinar o movimento de veículos, a medida vai garantir mais segurança para o local.
O Governador do Paraná, Ratinho Junior, também se manifestou sobre as obras e concordou sobre o prazo para a entrega em uma das vias. A afirmação foi feita durante o evento de lançamento da Operação Verão, realizada no sábado (17).
Nesta semana, ainda serão feitas outras sondagens e verificações nas partes mais elevadas do talude, principalmente no quilômetro 41, onde o deslizamento de terra tem aproximadamente 100 metros de extensão vertical. Caso os resultados sejam favoráveis, garantindo a segurança de usuários e funcionários, a liberação da faixa será autorizada, podendo ser expandida para incluir ambos os trechos de responsabilidade do DER/PR.
Nesta segunda-feira também já foram realizados os serviços de limpeza da pista, que ainda continha lama, além da limpeza e recomposição dos dispositivos de drenagem nos dois locais, garantindo o escoamento de água da chuva.