Inter 2 x 237 árvores: entenda polêmica das obras na Arthur Bernardes

Prefeitura de Curitiba e manifestantes divergem sobre as obras do Novo Inter 2 em uma das principais avenidas da capital paranaense

Publicado em 18 ago 2024, às 14h00. Atualizado em: 10 set 2024 às 20h27.

As obras do novo corredor do Inter 2 têm gerado diversos protestos nas últimas semanas. Moradores da região da Avenida Presidente Arthur Bernardes, em Curitiba (PR), alertam para os impactos ambientais do empreendimento.

Inter 2 x 237 árvores: entenda polêmica das obras na Arthur Bernardes
Moradores tem protestado contra os impactos das obras na Arthur Bernardes (Foto: Jorge de Sousa/Ric.com.br)

Durante audiência realizada na Câmara de Curitiba, na última terça-feira (13), o movimento S.O.S. Arthur Bernardes defendeu que as obras podem causar impactos não apenas no corte das árvores, mas também na proteção contra enchentes, devido a impermeabilização de uma nova faixa de solo.

“Depois, não podemos reclamar que a cidade está alagando. Estão nos colocando como inimigos dos ônibus de Curitiba. Não se trata de árvores versus transporte coletivo. A questão é árvores e transporte coletivo versus transporte individual”, explicou a arquiteta e urbanista Laís Leão, que representou o movimento na audiência.

Também presente na audiência, a engenheira química e moradora nas proximidades da Arthur Bernardes Adriana Carneiro, apontou que a derrubada das árvores prejudica o bioma da capital paranaense.

“São 535 espécies nativas e 232 espécies nativas específicas de Curitiba, caracterizando todo o espaço como um bosque da Mata Atlântica. Estamos atualizando esses dados com a participação de biólogos que começaram um novo levantamento neste fim de semana”, completou a engenheira.

A audiência na Câmara foi solicitada pelos vereadores Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Marcos Vieira (PDT), mas não contou com representantes da Prefeitura de Curitiba ou de outros órgãos públicos.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Curitiba divulgou uma nota em que defende esse investimento e aponta um plano para repor o corte das árvores derrubadas nessas obras.

“No projeto do Novo Inter 2, além da compensação obrigatória, estão sendo plantadas mais de 5 mil novas árvores, nos bairros adjacentes”, pontuou a Prefeitura.

Ainda de acordo com a Prefeitura, serão criadas novas faixas exclusivas para o Inter 2, construído um mini terminal de ônibus e que a área de lazer e esporte da Arthur Bernardes será revitalizada e ampliada.

Todos os veículos dessa nova frota do Inter 2 serão elétricos e a estimativa da Prefeitura é que a conexão dos bairros com o Centro de Curitiba seja feita em três novas linhas troncais.

As obras do Novo Inter 2 devem custar US$ 106,7 milhões. Esses recursos foram financiados à Prefeitura pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Confira abaixo algumas fotos de como ficará a Avenida Presidente Arthur Bernardes: