Inter 2 x 237 árvores: entenda polêmica das obras na Arthur Bernardes
Prefeitura de Curitiba e manifestantes divergem sobre as obras do Novo Inter 2 em uma das principais avenidas da capital paranaense
As obras do novo corredor do Inter 2 têm gerado diversos protestos nas últimas semanas. Moradores da região da Avenida Presidente Arthur Bernardes, em Curitiba (PR), alertam para os impactos ambientais do empreendimento.
Durante audiência realizada na Câmara de Curitiba, na última terça-feira (13), o movimento S.O.S. Arthur Bernardes defendeu que as obras podem causar impactos não apenas no corte das árvores, mas também na proteção contra enchentes, devido a impermeabilização de uma nova faixa de solo.
“Depois, não podemos reclamar que a cidade está alagando. Estão nos colocando como inimigos dos ônibus de Curitiba. Não se trata de árvores versus transporte coletivo. A questão é árvores e transporte coletivo versus transporte individual”, explicou a arquiteta e urbanista Laís Leão, que representou o movimento na audiência.
Também presente na audiência, a engenheira química e moradora nas proximidades da Arthur Bernardes Adriana Carneiro, apontou que a derrubada das árvores prejudica o bioma da capital paranaense.
“São 535 espécies nativas e 232 espécies nativas específicas de Curitiba, caracterizando todo o espaço como um bosque da Mata Atlântica. Estamos atualizando esses dados com a participação de biólogos que começaram um novo levantamento neste fim de semana”, completou a engenheira.
A audiência na Câmara foi solicitada pelos vereadores Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Marcos Vieira (PDT), mas não contou com representantes da Prefeitura de Curitiba ou de outros órgãos públicos.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Curitiba divulgou uma nota em que defende esse investimento e aponta um plano para repor o corte das árvores derrubadas nessas obras.
“No projeto do Novo Inter 2, além da compensação obrigatória, estão sendo plantadas mais de 5 mil novas árvores, nos bairros adjacentes”, pontuou a Prefeitura.
Ainda de acordo com a Prefeitura, serão criadas novas faixas exclusivas para o Inter 2, construído um mini terminal de ônibus e que a área de lazer e esporte da Arthur Bernardes será revitalizada e ampliada.
Todos os veículos dessa nova frota do Inter 2 serão elétricos e a estimativa da Prefeitura é que a conexão dos bairros com o Centro de Curitiba seja feita em três novas linhas troncais.
As obras do Novo Inter 2 devem custar US$ 106,7 milhões. Esses recursos foram financiados à Prefeitura pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Confira abaixo algumas fotos de como ficará a Avenida Presidente Arthur Bernardes: