Linhas de ônibus de Cascavel são alterados após liberação do Trevo Cataratas
A liberação das obras do Trevo Cataratas, que aconteceu neste domingo (21), altera as linhas do transporte coletivo em Cascavel, na região Oeste do Paraná (veja lista abaixo).
- Leia também: Após obras de ampliação, concessionária libera Trevo Cataratas neste domingo, em Cascavel
A linha 315 – Presidente x Terminal Leste estava funcionando em uma linha alternativa, pelas Ruas Medianeira e Olindo Periolo, por causa das obras. Com a liberação, o itinerário volta a acessar e sair do bairro utilizando o Trevo Cataratas, seguindo o seguinte percurso:
Sentido Terminal-Bairro:
- Terminal Leste;
- Rua Martin Afonso de Souza;
- Avenida Brasil;
- Trevo Cataratas;
- BR-277 (sentido Foz);
- Viaduto da Olindo Periolo;
- Rua Áustria;
- Rua Três Poderes;
- BR-277 (sentido Curitiba);
- Marginal BR-277;
- Rua Pascoal Ranieri Mazille;
- Rua Mário Katuo Kato;
- Rua Luis Justino Backer;
- Rua José de Linhares Rua Portugal;
- Rua Roma;
- Rua Espanha;
- Rua Berlim;
- Rua Grécia;
- Rua Suiça;
- Rua Pres. Emílio Garrastazu Medici;
- Rua David Mascarello;
- Rua Café Filho;
- UPA.
Sentido Bairro-Terminal:
- UPA;
- Rua Café Filho;
- Rua Luiz J. Backer;
- Rua Pres. João Goulart;
- Rua Pascoal R. Mazille;
- Rua Tomé de Souza;
- Rua Saldanha Marinho;
- Rua Pascoal R. Mazille;
- Marginal BR-277 (sentido Curitiba);
- Trincheira;
- Trevo Cataratas;
- Av. Brasil;
- Rua Corbélia;
- Rua Ponta Grossa;
- Terminal Leste.
Já as linhas Coopavel, São João, Trevo São João e Ferropar voltam a trafegar pelo itinerário normal. Após a avaliação das primeiras horas de operação das quatro linhas, novos ajustes foram feitos e elas voltaram aos seus itinerários originais, acessando o trevo pela Av. Brasil e seguindo pela BR-277. Com a primeira parada para embarque e desembarque, depois da Avenida Brasil, somente a partir do posto “Portelão”.
Os horários com saída do Terminal Leste às 06h45 e 07h40, da linha Coopavel, farão o acesso à marginal da BR-277 pelo viaduto da Olindo Periolo para que usuários do trecho compreendido entre o posto “Sabiá” e “Portelão” não fiquem desassistidos.
Obras Trevo Cataratas
A ampliação do Trevo Cataratas foi liberada na manhã deste domingo (21) em Cascavel, no Oeste do Paraná. De acordo com a concessionária Ecocataratas, a liberação ocorre dois meses antes do previsto. O trecho interliga duas rodovias federais (BR-369 e BR-277), uma estadual (PR-467) e a Avenida Brasil, principal acesso à cidade de Cascavel.
Antes do início das obras, em outubro de 2020, os mais de 45 mil veículos que usavam o trecho enfrentavam tráfego intenso. O escoamento de produção agrícola também era afetado, o que tornava o problema um dos principais gargalos logísticos do Paraná. Ao todo, foram construídos nove quilômetros de pistas que incluem alças, ramos, vias e dois viadutos.
Com o término das obras, os quatro quilômetros de vias marginais devem permanecer operando. As equipes da concessionária continuarão trabalhando no trecho para conclusão de serviços complementares, como drenagem, instalação dos postes de iluminação, barreiras de concreto e instalação de telas antiofuscantes no canteiro central da rodovia.