Londrina tem quase 30% de ônibus com tempo de uso acima do permitido
A frota de ônibus do transporte coletivo de Londrina, no Norte do Paraná, conta com 204 ônibus e 26,9% deles (55) circula há mais de 10 anos, prazo máximo estabelecido pela companhia. Porém, o período de funcionamento dos veículos foi prorrogado pelo município até dezembro deste ano.
A informação foi confirmada pelo diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, Wilson de Jesus, durante sabatina realizada nesta quarta-feira (19) na Câmara dos Vereadores.
Leia também:
- Após chuva, ruas são limpas e cratera isolada; peixes mortos aparecem no Igapó
- Ônibus de Londrina “perde” a traseira no terminal e vídeo viraliza; entenda
- Acidente entre 15 veículos, incluindo um ônibus, deixa vítimas no Centro de Londrina
De acordo com Wilson, a justificativa é o cenário econômico do início do ano, que não permitiu a renovação dos veículos. Porém, ele afirma que as empresas concessionárias apresentaram, na semana passada, um Plano Anual de Renovação da Frota, prevendo a substituição de 94 ônibus em 2023.
No total, 204 ônibus circulam no município, sendo 80 deles da empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), que tem 55 coletivos com 11 anos de circulação, e 25 veículos com 10 anos. Os outros 123 veículos são da Londrisul, que tem 10 deles em funcionamento há 10 anos.
Wilson também informou que as empresas concessionárias fizeram um pedido de reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos referentes a 2021, no valor de R$ 41 milhões, o que ainda será avaliado pela Prefeitura.