Maringá instala semáforos para ciclistas em cruzamento perigoso; saiba mais
A Prefeitura de Maringá fez a instalação dos dois primeiros semáforos para ciclistas na cidade, na esquina da Avenida Pedro Taques com a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. A instalação do equipamento foi feita com base no primeiro Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Maringá, aprovado no ano passado.
Além do equipamento específico para ciclistas, o município realizou a instalação de semáforos de pedestres, sinalização tátil e o prolongamento do canteiro central para a criação de áreas de segurança aos pedestres.
Para melhorar a fluidez, diminuir o número de acidentes e permitir o tráfego dos ciclistas, a conversão para esquerda na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, em ambos sentidos da Avenida Pedro Taques, foi proibida. O cruzamento é o terceiro com o maior número de acidentes.
Outros cruzamentos, como das avenidas Pedro Taques e Horácio Raccanello e das avenidas Pedro Taques com Mauá, também devem receber melhorias, incluindo semáforos para ciclistas.
Atualmente, a cidade conta com 43 km de ciclovias e a meta é chegar a 50 km até 2024. A próxima ciclovia, com 750 metros de extensão, será construída na Avenida Mário Clapier Urbinati, no Jardim Universitário. A expectativa é que as obras comecem em fevereiro deste ano. A ciclovia, que vai fazer parte de um quadrilátero ao ligar outras ciclovias existentes e bairros distantes, vai facilitar a locomoção da população.