Radares de Maringá aplicam quase 20 mil multas em outubro; prefeitura licita novos equipamentos
Outubro foi o mês com a maior quantidade de multas aplicadas no trânsito de Maringá nos radares que detectam a velocidade dos veículos. Ao todo foram 19.336 infrações, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana. Por conta dos altos números de abuso de velocidade, uma licitação para contratar novos radares será aberta em dezembro, no valor de até R$ 12,5 milhões.
Com os novos radares, a cidade passará de 100 para 190 pontos monitorados. Além dos 190 faixas que serão fiscalizadas pelos radares, Segundo a secretaria, outros 28 trechos de ruas e avenidas da cidade vão ganhar redutores de velocidade, as chamadas lombadas eletrônicas. Elas servem para reduzir a velocidade média em um ponto específico da via.
Segundo a secretaria, os novos radares terão uma tecnologia mais avançada e serão capazes de detectar infrações que os atuais não conseguem, como veículos trafegando na contramão e até conversões feitas de maneira irregular. Por serem mais tecnológicos, eles também não precisarão mais das ranhuras no asfalto, que algumas vezes acabam falhando.