Ilha dada como presente é estrela em novo episódio de RIOS

Eduardo Moody conhece a “Ilha do Baiano”, banhada pelo rio Tibagi e que foi um presente para o então caseiro do local

Publicado em 16 set 2024, às 11h24. Atualizado às 11h31.

No último sábado (14), a RICtv levou ao ar o sétimo episódio da série documental RIOS, que mostra Eduardo Moody, premiado fotógrafo especialista em natureza, apresentando a relação entre homem e natureza na Bacia do Paraná, composta pelos rios Paraná, Tietê, Paranaíba, Ivaí, Iguaçu, Paranapanema, Piquiri e Grande.

O caseiro Edson ganhou a ilha banhada pelo Tinagi e desde então cuida do local (Foto: reprodução/RICtv)

Há uma semana, Moody apresentou o rio Tibagi, que nasce dentro de uma fazenda no município paranaense de Ponta Grossa. Nesta semana, o fotógrafo inicia o episódio indo até Jataizinho, cidade próxima à Londrina, para conhecer a história de Edson Borges Dias, o “Baiano”. Edson era o caseiro de uma ilha banhada pelo Tibagi e em 1998 os então proprietários da ilha decidiram dar um presente ao caseiro: a própria ilha.

RIOS: Pesca esportiva

Desde então, o “Baiano” fez mudanças no local, que hoje é um ponto de lazer, descanso e da prática de pesca esportiva. A paixão de Edson pelo local se traduz no cuidado pela ilha e até no registro da filha mais nova: o empreendedor revelou que o local de nascimento na certidão é a margem do Tibagi. “O rio é tudo para mim, tudo que eu consegui foi através deste rio. Sem este rio eu não sou nada”, reconheceu Edson.

Ainda na “Ilha do Baiano”, Moody vai conhecer Henrique Kumagai, amigo de Edson e praticante da pesca esportiva no Tibagi, junto com o filho. Kumagai foi parar em Londrina através do tênis de mesa, mas se apaixonou pela pesca esportiva por influência do pai. Ele ressalta a importância de devolver os peixes para o rio para que, desta forma, a natureza seja preservada. 

A série RIOS é composta por dez episódios, que vão ao ar aos sábados às 13h30 pela RICtv Curitiba, e às 13h pelas emissoras RICtv Londrina, Maringá e Cascavel.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!