Baixo percentual de mulheres eleitas prefeitas é destaque do RIC Notícias Noite

Das 150 candidatas com registro deferido nas Eleições 2024, 37 foram eleitas para a próxima legislatura

Publicado em 31 out 2024, às 17h20. Atualizado às 19h56.

O RIC Notícias Noite desta quinta-feira (31) detalha o baixo número de mulheres eleitas prefeitas no Paraná na última eleição municipal.

Baixo percentual de mulheres eleitas prefeitas é destaque do RIC Notícias Noite
Nina Singer foi a primeira mulher a ser prefeita de São José dos Pinhais. (Foto: Divulgação/Câmara Municipal de São José dos Pinhais)

Das 398 prefeituras do Paraná que tiveram resultado definido nas Eleições 2024, apenas 9% delas serão ocupadas por mulheres na próxima legislatura.

Ao todo, 37 prefeitas foram eleitas no Paraná, com destaque para as reeleições nas cidades de Ponta Grossa e São José dos Pinhais.

No primeiro turno, 150 mulheres tiveram o registro de candidatura deferida ou deferida com recurso pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Dessas, 36 foram eleitas no primeiro turno e uma no segundo turno.

Duas candidatas, Cristina Graeml (PMB) e Maria Tereza (PP), chegaram a avançar para o segundo em Curitiba e Londrina, respectivamente, mas foram derrotadas nas disputas.

Mas uma dessas prefeitas pode ter a eleição cassada na Justiça Eleitoral. Rozane Osaki (PSD) foi eleita em Antonina e teve o registro de candidatura cassado por abuso de poder político.

Nas redes sociais, Osaki apontou que irá recorrer da decisão. Enquanto não houver decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prefeita eleita pode até mesmo ser diplomada e assumir a Prefeitura de Antonina.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui