RIOS apresenta "rodovia aquática” em novo episódio
Eduardo Moody conhece o trecho paulista da hidrovia Tietê-Paraná, rota de transporte da produção agrícola para exportação
No último sábado (31), a RICtv levou ao ar o quinto episódio da série documental RIOS, que mostra Eduardo Moody, premiado fotógrafo especialista em natureza, apresentando a relação entre homem e natureza na Bacia do Paraná, composta pelos rios Paraná, Tietê, Paranaíba, Ivaí, Iguaçu, Paranapanema, Piquiri e Grande.
Após conhecer e experimentar a água da nascente do rio Tietê no episódio anterior. Moody iniciou a jornada da semana no município de Rosana, no extremo oeste paulista e ponto de encontro entre os rios Paranapanema e Paraná. Lá, o fotógrafo conversou com o gestor ambiental Marcelo Pires, que realiza um trabalho de conscientização ambiental e em um projeto de turismo que aproveite o potencial da região sem causar danos à natureza.
Leia também:
- Série mostra as diversas faces do Tietê em novo episódio
- Em novo episódio de série especial, fotógrafo bebe água do Tietê
Em seguida, Moody foi até a cidade de Bariri ver em detalhes um dos trechos paulistas da Hidrovia Tietê-Paraná. A “rodovia aquática” é uma importante rota para o transporte da produção agrícola das regiões Centro-Oeste e Norte destinada para a exportação.
Depois de ser apresentado à riqueza de detalhes do trabalho de manutenção da “rodovia aquática”, o fotógrafo retorna ao município de Rosana para finalmente registrar imagens do encontro dos rios Paranapanema e Paraná. A curiosidade fica por conta do apelido do guia do barco que leva o fotógrafo, o empresário Sérgio “Tom Renks”. Durante o passeio, Moody se encanta com a beleza das pequenas ilhas e com a pureza das águas do Paranapanema.
A série RIOS é composta por dez episódios, que vão ao ar aos sábados às 13h30 pela RICtv Curitiba, e às 13h pelas emissoras RICtv Londrina, Maringá e Cascavel.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!