RIOS mostra as diversas faces do Tietê em novo episódio

No terceiro episódio, Eduardo Moody vê um Tietê sem vida, mas também conhece o lado belo do rio que atravessa São Paulo

Publicado em 19 ago 2024, às 11h25. Atualizado em: 28 ago 2024 às 13h19.

No último sábado (17), a RICtv levou ao ar o terceiro episódio da série documental RIOS, que mostra Eduardo Moody, premiado fotógrafo especialista em natureza, apresentando a relação entre homem e natureza na Bacia do Paraná, composta pelos rios Paraná, Tietê, Paranaíba, Ivaí, Iguaçu, Paranaparema, Piquiri e Grande.

Após conhecer pessoalmente o encontro entre os rios Grande e Paranaíba, que dá origem ao rio Paraná, Moody chega a São Paulo para ver o rio Tietê, que nasce na cidade de Salesópolis, atravessa a capital paulista e banha mais 61 municípios.

O trecho que passa por São Paulo, infelizmente, sofre com a poluição causada pelos seres humanos. Moody entrevista Gustavo Venoresi, da SOS Mata Atlântica, que mostra que há esperança para um Tietê limpo, destacando o trabalho de despoluição do Tietê desde os anos 1990. No início, praticamente 500 quilômetros do rio estavam poluídos, mas os esforços da entidade reduziram o trecho poluído para 100 quilômetros.

Tietê

Anteriormente, o Tietê era vivo em São Paulo, sendo utilizado para lazer e competições de nado e remo. O antigo uso do rio promoveu o nascimento de clubes como o Espéria, que existe até hoje. É um trabalho de longo prazo, mas o fotógrafo mostra que os paulistanos sonham em ver um Tietê limpo e utilizável novamente.

Seguindo a viagem pelo Tietê, Moody desembarca em Barra Bonita, no interior paulista, onde atualmente o rio não sofre com a poluição. No município, Moody conhece Glauco Tonello, outro fotógrafo que, como ele, é fascinado por registrar a natureza em harmonia. 

Ainda em Barra Bonita, o documentarista da série RIOS viu no memorial do Tietê as fases da água do rio, que nasce limpo, passa pela poluição da região metropolitana de São Paulo e finalmente chega ao rio Paraná limpo novamente. Por fim, Moody vai até a eclusa de Barra Bonita, principal atração turística da cidade, e conhece Hélio Palmesan, ambientalista que, além de comandante do barco que faz o passeio, é um apaixonado pelo Tietê. 

A série RIOS é composta por dez episódios, que vão ao ar aos sábados às 13h30 pela RICtv Curitiba, e às 13h pelas emissoras RICtv Londrina, Maringá e Cascavel.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!