RIOS vai a Ponta Grossa conhecer rio que nasce em fazenda
Eduardo Moody apresenta a importância das águas do rio Tibagi para o meio ambiente, agricultura e trabalhos sociais
No último sábado (7), a RICtv levou ao ar o sexto episódio da série documental RIOS, que mostra Eduardo Moody, premiado fotógrafo especialista em natureza, apresentando a relação entre homem e natureza na Bacia do Paraná, composta pelos rios Paraná, Tietê, Paranaíba, Ivaí, Iguaçu, Paranapanema, Piquiri e Grande.
Na semana anterior, Moody apresentou ao telespectador um dos trechos paulistas da hidrovia Tietê-Paraná, a “rodovia aquática”, que é uma das principais rotas para o transporte da produção agrícola para exportação. Neste episódio, o fotógrafo volta ao Paraná para visitar as variadas faces do rio Tibagi.
A jornada se inicia na cidade de Ponta Grossa, com o fotógrafo visitando o Parque Vila Velha, uma das unidades de conservação ambiental mais importantes do Brasil.
- Leia mais: RIOS mostra as diversas faces do Tietê em novo episódio
- RIOS apresenta “rodovia aquática” em novo episódio
Moody se impressiona com as formações rochosas, que são a marca registrada do parque e que podem chegar a 20 metros de altura, e com as furnas, os pequenos lagos que se formaram com a passagem da água pelas rochas.
Na sequência, o documentarista visita a Fazenda Santa Cruz, área de 1,7 mil hectares e que abriga a nascente do Tibagi. Na fazenda, há criação de animais e trabalhos agrícolas, mas os proprietários se preocupam com a proteção do recurso que é essencial para o bom funcionamento do local: a água do Tibagi. Após uma caminhada pelas plantações de pinheiros e eucaliptos, Moody chega até a nascente do rio, rodeado por muita natureza.
Para fechar o episódio, a equipe de RIOS entrevista com o ex-integrante da seleção brasileira de canoagem André de Paula. O atleta aproveita as águas do Tibagi para realizar um trabalho gratuito em parceria com a associação Semeando Sonhos e a prefeitura de Ponta Grossa: promover a iniciação no esporte para jovens em situação de vulnerabilidade social. Um trabalho feito com muita dedicação para, quem sabe, revelar o próximo grande atleta olímpico da canoagem brasileira.
A série RIOS é composta por dez episódios, que vão ao ar aos sábados às 13h30 pela RICtv Curitiba, e às 13h pelas emissoras RICtv Londrina, Maringá e Cascavel.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui