Série de 10 episódios “RIOS Paraná” estreia neste sábado (3) na RICtv

O documentário se desdobra entre o Rio Tibagi, Rio Ivaí ,Rio Iguaçu e outros, desde a diversidade étnica e cultural das margens até a movimentação da economia

por Jessica de Holanda
com supervisão de Jonathas Bertaze
Publicado em 31 jul 2024, às 22h23. Atualizado em: 1 ago 2024 às 11h37.

A série “RIOS Paraná”, da RICtv Record, estreia neste sábado (3). O documentário vai mostrar uma perspectiva inédita dos rios do Paraná e a relação ambiental, social e econômica.

Série da RICtv vai percorrer vários pontos do Paraná, sob um novo olhar (Vídeo: RICtv)

O projeto aborda questões socioambientais, da sustentabilidade e da economia, a partir da relação das comunidades com os rios que percorrem uma das maiores bacias da América do Sul, passando pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Ao longo dos 45 minutos de cada episódio, as vivências com os rios são acompanhadas pela equipe e pelo público.

Entre outros cenários, RIOS Paraná vai explorar o Parque Estadual de Vila Velha, às margens do Rio Tibagi. Como também a diversidade étnica e cultural das margens, incluindo Londrina e Maringá. Da vizinhança de Cianorte, às margens do Rio Ivaí, em que a indústria de confecção movimenta a economia, os cineastas vão até o Museu Sete Quedas.

RIOS Paraná é uma produção das RICtv Record
Cineastas vão visitar o Museu Sete Quedas e a Hidrelétrica de Itaipu durante a série inédita (Foto: Divulgação)

A Hidrelétrica de Itaipu, líder mundial na produção de energia limpa e renovável, integra o destino final em RIOS Paraná, após mostrar a fauna e a flora do Rio Iguaçu, que corre na direção Oeste, até desaguar nas águas do Paraná.

RIOS Paraná

A série tem dez episódios que serão exibidos aos sábados às 13h30 pela RICtv Record Curitiba, e às 13h pelas emissoras RICtv Record Londrina, Maringá e Cascavel. O documentário se desdobra ainda em conteúdos multiplataforma.

A filial ainda vai aprofundar a temática da série produzindo pílulas de informação sobre questões como consciência ambiental, energia, abastecimento, economia e agronegócio. As pílulas também estarão na nas rádios Jovem Pan FM e Jovem Pan News, assim como nos meios digitais do Grupo Ric, como o portal ric.com.br e as redes sociais.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!