Terra das cachoeiras gigantes é destaque em novo episódio de RIOS

Eduardo Moody apresenta Monumento Natural Salto de São João, local com cachoeira de quase 100 metros de altura

Publicado em 23 set 2024, às 12h33.

No último sábado (21), a RICtv levou ao ar o oitavo episódio da série documental RIOS, que mostra Eduardo Moody, premiado fotógrafo especialista em natureza, apresentando a relação entre homem e natureza na Bacia do Paraná, composta pelos rios Paraná, Tietê, Paranaíba, Ivaí, Iguaçu, Paranapanema, Piquiri e Grande.

Eduardo Moody vistou o ponto turístico que abriga as maiores cachoeiras do Brasil (Foto: reprodução/RICtv)

Na semana anterior, Moody apresentou aos telespectadores a Ilha do Baiano, dada de presente para o então caseiro do local, Edson Borges Dias, e transformada em um ponto de lazer, descanso e pesca esportiva às margens do rio Tibagi.

Leia também:

Neste episódio, o fotografo inicia os trabalhos no município paranaense de Prudentópolis, mais especificamente no Monumento Natural Salto de São João, ponto turístico que abriga as maiores cachoeiras do Brasil, atravessadas pelas águas do rio São João. É o encontro das águas do São João com o rio dos Patos é que forma o Ivaí, um dos rios que compõe a Bacia do Paraná.

Entrevista com historiadora

O segundo bloco começa com o fotógrafo deixando Prudentópolis e chegando à Guaíra, também no Paraná. No local, Moody conhece o Centro Náutico Recreativo, criado após o represamento das águas do rio Paraná e inundação das antigas Sete Quedas para a construção da usina de Itaipu.

O fotógrafo entrevistou a historiadora Ana Maria Menel Maraniesbi, que destacou a rapidez da formação do lago: há 40 anos foram necessários apenas quinze dias para que as águas do rio Paraná subissem até o nível atual e o lago se formasse, cobrindo as Sete Quedas.

De barco, Moody e Ana Maria foram até o Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa entre Paraná e Mato Grosso do Sul. Um local ainda pouco explorado, segundo Ana Maria, mas que guarda uma natureza exuberante banhada pelas águas do Paraná.

Por fim, o fotógrafo visita o Museu 7 Quedas para aprender um pouco mais sobre a história da cidade de Guaíra e ver de perto peças com mais de 2 mil anos de existência.

A série RIOS é composta por dez episódios, que vão ao ar aos sábados às 13h30 pela RICtv Curitiba, e às 13h pelas emissoras RICtv Londrina, Maringá e Cascavel.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!