A presença de marcas brasileiras em diferentes países tem crescido de forma consistente. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de operações de franquias nacionais no exterior avançou 26,3% em 2023, com destaque para Estados Unidos, Portugal e Paraguai. Isso reflete o amadurecimento das empresas e mostra que a busca por novos mercados se tornou parte da estratégia de expansão de diversos setores.

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Ademicon reforça liderança no setor com expansão (Foto: Divulgação/ Ademicon)

Entre as companhias que seguem esse caminho está a Ademicon, maior administradora independente de consórcios do Brasil em créditos ativos. Em abril de 2025, seguindo o modelo de licenciamento de marca, a empresa inaugurou sua primeira unidade internacional, em Miami, nos Estados Unidos, com o objetivo de atender brasileiros que vivem no exterior e desejam adquirir bens ou contratar serviços no Brasil.

Para a CEO da companhia, Tatiana Schuchovsky Reichmann, a iniciativa amplia o acesso de brasileiros ao consórcio. “Estamos atentos às necessidades dos nossos clientes, ultrapassando fronteiras e democratizando o acesso ao crédito. Buscamos reforçar o produto como uma ferramenta de planejamento financeiro e de formação de patrimônio”, afirma.

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Na foto, CEO da companhia, Tatiana Schuchovsky Reichmann (Foto: Ademicon)

A executiva ressalta ainda que investir fora exige adaptação. “Expandir não é apenas replicar um modelo de sucesso nacional. É preciso sensibilidade cultural, visão estratégica e disposição para aprender continuamente”, explica.

Entre as oportunidades previstas com o movimento estão o acesso a novos mercados e clientes, o fortalecimento da marca em diferentes territórios e o desenvolvimento de uma visão mais global de negócio. Por outro lado, os desafios envolvem diferenças culturais e linguísticas, bem como complexidades legais e regulatórias.

No setor de consórcios, a expansão também tem caráter simbólico. Criado no Brasil, o modelo permite que o público mantenha laços com o país e planeje o futuro sem renunciar à conexão com suas origens. “Ao levar o produto para fora, demonstramos a força de um modelo de negócio que conecta brasileiros ao redor do mundo”, reforça Tatiana.

Com a abertura da unidade em Miami, a Ademicon inicia uma estratégia de longo prazo para ampliar sua presença internacional e fortalecer sua posição de liderança no setor.