A cooperativa C.Vale e a construtora Castilho reforçam um alerta importante: o contorno viário de Palotina ainda não está liberado para o tráfego de veículos. O trânsito irregular de caminhões transportando frangos, peixes, suínos e rações pela via em obras tem colocado em risco a segurança dos trabalhadores e comprometido o avanço das etapas construtivas.

Segundo as empresas responsáveis, circular pelo contorno antes da conclusão é expressamente proibido. O descumprimento pode gerar penalidades contratuais a proprietários e motoristas de veículos de carga.
O tráfego indevido, além de colocar em perigo equipes que atuam diariamente em áreas com grande concentração de pessoas e maquinário, pode danificar os trechos recém-pavimentados, atrasando a obra.
Como está funcionando o trânsito no contorno viário de Palotina
Para dar continuidade às obras do contorno viário de Palotina, o trânsito precisou ser alterado em dois pontos estratégicos. Na PR-364, que liga Palotina a Assis Chateaubriand, desde o dia 16 de setembro parte da pavimentação vem sendo removida no trecho em que a rodovia se encontra com a PR-975 (contorno viário).
Para isso, há desvios no local. A mudança é por tempo indeterminado e, quando concluída, a passagem entre as duas vias será feita por uma rotatória alongada, evitando cruzamentos perigosos de veículos em sentidos opostos.
Já na PR-182, no trevo da C.Vale, o acesso ao complexo agroindustrial também foi modificado. Agora, quem se desloca entre Palotina e Toledo deve utilizar uma rótula provisória a 100 metros do trevo, tanto no sentido de ida quanto de volta. Para motoristas que não acessam a Avenida Ariosvaldo Bitencourt – entrada para as indústrias da cooperativa – o fluxo continua pelas vias centrais do trevo.
A alteração é necessária para a construção do aterro do viaduto sobre a PR-182 e seguirá até nova orientação. A recomendação é respeitar a sinalização provisória e, no caso de veículos leves, optar por rotas alternativas para maior segurança e fluidez.

Estrutura do maior investimento viário da região
Com 15,2 km de extensão, o contorno viário de Palotina inclui rotatórias alongadas, pistas simples, duplas e triplas, além de um viaduto ligando três rodovias ao complexo industrial da C.Vale. O projeto prevê um investimento total de R$ 170 milhões e está atualmente com 72% das obras concluídas, com previsão de entrega até março de 2026.
A obra começou em 2018, mas foi paralisada em 2022. Para evitar que o projeto fosse interrompido, a C.Vale assumiu a gestão da execução em 2024, após acordo firmado com o Governo do Paraná, que repassa créditos de ICMS como contrapartida.
Quando finalizado, o contorno leste terá impacto direto na qualidade de vida dos moradores e na mobilidade urbana. Atualmente, caminhões que transportam grãos, rações, frangos e peixes para o complexo agroindustrial da C.Vale cruzam o centro de Palotina, gerando congestionamentos e riscos de acidentes. Quando as obras estiverem prontas, o fluxo será todo por fora da cidade.
Apesar dos benefícios futuros, a fase de construção exige cautela máxima. A C.Vale reforça o pedido de respeito às interdições e sinalizações provisórias no entorno da PR-182 e do trevo da cooperativa.