Por Supantha Mukherjee e Stephen Nellis

ESTOCOLMO/SAN FRANCISCO (Reuters) – A Cisco reformulou seu software de videoconferência Webex adicionando novos recursos como cancelamento de ruído de fundo e ferramenta de transcrição, visando capturar uma fatia maior do crescente mercado.

O Webex atualmente tem mais de 600 milhões de participantes em reuniões, quase o dobro do número registrado em março, antes que a pandemia de coronavírus desencadeasse uma transição em massa para o trabalho remoto e aulas online.

Os rivais Zoom e Teams, da Microsoft, também tiveram milhões de novos usuários, com o mercado global de videoconferência no caminho para atingir o valor de 9,2 bilhões de dólares em 2027 ante 4,8 bilhões em 2019, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Facts e Factors.

Por meio da aquisição de empresas de tecnologia como BabbleLabs, a Cisco conseguiu adicionar novos recursos ao Webex, como remover sons de fundo como um aspirador de pó.

“Eles criaram um modelo de aprendizado de máquina … qualquer ruído de fundo … pode ser detectado e suprimido, e então a fala realmente é amplificada”, disse Jeetu Patel, gerente geral da Cisco para negócios de segurança e aplicativos, em entrevista à Reuters.

Ele disse que o Webex está planejando implementar vários outros recursos nos próximos três meses, incluindo um que permitirá a transcrição em tempo real em 15 idiomas diferentes.

Para atender à demanda por conferências virtuais, a Cisco está planejando desenvolver uma plataforma de eventos que permita aos usuários hospedar um evento no Webex com até 25 mil participantes inicialmente e, eventualmente, 100 mil.

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