O avanço das obras do contorno viário de Palotina vai exigir uma nova alteração temporária no trânsito entre a sede do município e a Linha Pioneiro, pela estrada KD 003. A mudança já está em curso desde o início de outubro e seguirá por tempo indeterminado.

A ligação entre a Linha Pioneiro e a área urbana de Palotina será desviada pela PR-364 (Foto: C.Vale)

Com a interdição parcial do trecho, a ligação entre a Linha Pioneiro e a área urbana de Palotina deverá ser feita por um desvio pela PR-364 ou pelo próprio contorno viário (PR-975).

A C.Vale e a construtora Castilho, responsáveis pela execução da obra, reforçam o pedido de atenção redobrada aos motoristas durante o uso do desvio e lembram que a sinalização no local foi reforçada para garantir a segurança. É preciso ficar atento aos locais onde há sinalização de passagem proibida. A circulação de veículos nestes locais compromete a segurança dos trabalhadores e danifica os trechos recém-pavimentados.

Contorno viário de Palotina vai transformar a mobilidade regional

Com 75% das obras já concluídas, o contorno viário de Palotina representa um dos maiores investimentos em infraestrutura rodoviária da região Oeste do Paraná. A obra está sendo executada pela C.Vale, em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura de Palotina, e conta com R$ 170 milhões em investimentos.

O projeto compreende 15,2 quilômetros de extensão, incluindo asfaltamento, viaduto, rotatórias alongadas e trevos de acesso que vão ligar Palotina a Assis Chateaubriand, Francisco Alves, Terra Roxa e Toledo. A construção do contorno é fundamental para retirar o intenso fluxo de caminhões e ônibus do perímetro urbano, trazendo mais segurança aos moradores e fluidez ao trânsito.

A obra tem previsão de ser concluída e entregue em março de 2026.

Benefícios para caminhoneiros, indústrias e comunidade

A obra também é estratégica para o complexo agroindustrial da C.Vale, que concentra uma das maiores estruturas produtivas do país, o que inclui abatedouros de aves e peixes, fábricas de rações e a esmagadora de soja, com capacidade para processar 60 mil sacas por dia. Atualmente, mais de 600 caminhões circulam diariamente pela região, número que deve crescer para 5.500 veículos até 2030 com a expansão industrial.

Com o novo contorno, esses veículos poderão acessar diretamente as rodovias que interligam os principais municípios da região, sem precisar cruzar o centro da cidade, como ocorre hoje. O resultado será um trânsito mais seguro e ágil, menor risco de acidentes e melhor qualidade de vida para os moradores de Palotina, que terão ruas mais tranquilas, menos congestionadas e danificadas pelo peso dos caminhões.