Londrina - Iniciada no final de maio, a campanha “Duas Rodas, Uma Vida”, promovida pelo Grupo RIC, está mobilizando TV, rádio, redes sociais e ações nas ruas para chamar a atenção para um problema urgente: os altos índices de mortes envolvendo motociclistas e ciclistas. O movimento nasceu para promover a preservação de vidas no trânsito de Londrina e região. 

banner de divulgação da campanha "duas rodas, uma vida"
A campanha tem sido divulgada na RICtv e rádios Jovem Pan e Jovem Pan News (Foto: Divulgação)

A motivação vem de histórias reais, como a de Alexander Ferreira Pijus, que ficou acamado após um acidente de moto na PR-445, em 2024. A mãe dele, Vanessa Aparecida, já havia perdido outro filho anos antes, em um acidente de bicicleta. Em 2024, dados da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) apontaram que Londrina teve 63 mortes no trânsito. Dessas, 33 eram motociclistas e 5 ciclistas — mais da metade do total. 

Segundo Rodrigo Taborda, diretor-executivo do Grupo RIC em Londrina, a campanha pretende ir além da conscientização. “Nosso papel vai além de informar: queremos provocar mudança de comportamento nas ruas de Londrina”, afirma.

A campanha também busca cobrar melhorias na infraestrutura. O trânsito segue hostil para motociclistas. As ciclovias ainda são insuficientes. E a grande novidade: os patinetes, que crescem nas ruas, exigem os mesmos cuidados de qualquer outro veículo. 

Com apoio da Bora Car e da Hospitalar, a campanha terá reportagens especiais, fóruns com especialistas, entrevistas, além de um grande passeio ciclístico previsto para novembro. “A RICtv Londrina quer unir marcas, instituições e cidadãos em um mesmo propósito: reduzir acidentes e salvar vidas. Porque, no trânsito, cada escolha conta e juntos podemos fazer a diferença”, concluiu Taborda.

Quer receber notícias no seu celular? Então, entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui