Curitiba - O Núcleo de Futuros e Tendências (NFT) da ADVB/PR realizou, nesta terça-feira (4), a segunda edição do Futurize-se, reunindo mais de 200 profissionais, empresários, especialistas e estudantes no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Com o tema “O mercado do futuro”, o encontro propôs uma imersão nas forças que estão moldando o amanhã, da inteligência artificial às novas formas de consumo e convivência nas cidades.

Para a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, o evento reafirma o propósito da entidade de antecipar movimentos e inspirar líderes. “Pensar o futuro é essencial, especialmente em um ano em que olhamos tanto para o passado, com a avaliação dos quase 60 anos de atuação da entidade. O DNA da ADVB permanece o mesmo: antecipar tendências e novidades do mercado”, destacou.
A coordenadora do Futurize-se e diretora da ADVB/PR, Isabela Melnechuky, conduziu o evento e o painel, inspirado nas metodologias do futurismo e ressaltando a importância da inteligência coletiva na construção de futuros.. “Vivemos um momento inédito no mercado, que exige olhar para os desafios com coragem e imaginação. O futurismo é ciência e arte, mas também é sobre oportunidade”, afirmou.

O secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva, trouxe uma visão humanizada da inovação. “A tecnologia é fundamental, mas a inovação é, antes de tudo, um processo humano. Quando esquecemos das pessoas, corremos o risco de nos perder no meio do caminho”, refletiu. A diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika, falou sobre o papel transformador da arte e da experiência. “A arte educa, inspira e cura. O museu é também parte da indústria do bem-estar, as pessoas buscam menos coisas e mais vivências. A arte é uma forma de terapia”, destacou.

Encerrando o painel, o especialista em tecnologia e negócios Jesper Rohde analisou o impacto da inteligência artificial e da economia colaborativa. “A IA está mudando o mundo e criando novas formas de colaboração entre grandes e pequenas empresas. Ao mesmo tempo, vivemos a ascensão da economia da experiência, as pessoas estão dispostas a pagar mais por viver algo memorável”, afirmou.
- Leia também: Confira os pontos de coleta do Brinquedo do Bem, do Instituto Ric, em Curitiba e região
O Futurize-se #2 deu continuidade ao ciclo de debates promovido pela ADVB/PR, que busca ampliar o repertório dos profissionais e fomentar uma cultura de visão estratégica e inovação em todo o Paraná.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.