O papel da CTV (Connected TV) como elo entre o digital e o ponto de venda foi um dos temas de maior interesse, durante os dois dias de debates do Retail Media Show 2025, realizado em São Paulo. A experiência pioneira com TV conectada do Grupo Ric – maior grupo de comunicação multiplataforma do Paraná – foi apresentada a especialistas de todo o Brasil por Laila Sol, diretora de growth marketing. Ela mostrou como a emissora tem operado uma transformação com base no uso da tecnologia programática em TV aberta.

Laila contou que a Ric foi a primeira emissora regional do Brasil a adotar mídia segmentada, interativa e programática na TV aberta. “Já fizemos 301 campanhas em quase quatro anos. Ao longo desses anos, 12% dos anunciantes de TV aberta da RICtv já fazem campanhas com CTV. A união da performance do digital com a credibilidade da TV aberta é uma realidade”, afirmou. Ela também destacou o crescimento do consumo de Smart TVs, que aumentou 157% nos últimos nove anos. “A regionalização ganha força. É preciso entender o contexto regional para entregar campanhas mais relevantes e eficazes.”
O painel sobre CTV reforçou a convergência entre o canal e o retail media como um dos caminhos mais promissores para conectar publicidade, conteúdo e consumo.
Ingrid Veronesi, da Comscore, disse que “a TV conectada é a terceira onda do marketing digital, depois de search e social media. E o Brasil está na liderança dessa transformação”. Veronesi também apresentou dados inéditos do estudo “CTV Brasil 2024”, com participação de mais de 11 mil entrevistados em seis países da América Latina, incluindo 3.039 brasileiros. Os dados mostram que 64% dos internautas no Brasil já são considerados “CTV watchers”.
O tempo médio de consumo diário é de quatro horas, e 96% dos entrevistados afirmaram utilizar Smart TVs para assistir conteúdo via CTV. “Estamos falando de um novo centro de mídia. A televisão conectada deixou de ser um coadjuvante para se tornar protagonista na jornada digital dos consumidores”, afirmou.
A pesquisa mostra que 93% dos domicílios com CTV assistem a filmes com frequência, seguidos por 88% que veem séries de TV e 65% que acompanham notícias. Ingrid destacou ainda que metade dos usuários prefere plataformas que exibem publicidade em troca de conteúdo gratuito. “Isso abre uma avenida para formatos publicitários mais integrados, personalizados e interativos”, explicou.
Bruno Pacheco, CEO da Zedia, reforçou a ideia de que a televisão vive hoje sua maior transformação desde a invenção do aparelho. Para ele, a TV 3.0 é interativa, personalizada e shoppable. “Todo consumo de TV será interativo, personalizado e shoppable. Em breve, a única diferença entre a TV e o celular será o tamanho da tela”, disse.
Ele também defendeu a importância da integração da mídia com a jornada do consumidor. “Conectado ao e-mail mídia, o papel da CTV pode ser ajudar as marcas a mapear essas jornadas e atribuir resultado a cada etapa. A dúvida é: preciso de um anúncio porque a loja não entrega, ou preciso mostrar para o consumidor, antes mesmo de sair de casa, que ali ele encontra o que procura?”, provocou.
Sobre o Grupo Ric
Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação.
Os canais de distribuição do Grupo são formados por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record – RICtv Record Curitiba, RICtv Record Maringá, RICtv Record Londrina e RICtv Record Oeste, cobrindo 99% do território paranaense; as rádios Jovem Pan FM Curitiba, Jovem Pan FM Ponta Grossa, Jovem Pan FM Cascavel e Jovem Pan Folha FM Londrina; mais as rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina, Jovem Pan News Maringá e Jovem Pan News Foz do Iguaçu; a rádio e portal Banda B; os portais Ric.com.br e R7; as plataformas Ric Business, Ric Rural Hub e Grands por Reinaldo Bessa, que produzem informação sobre negócios, e a plataforma TOPVIEW, especializada em estilo de vida.
Além disso, o Grupo Ric presta serviços de mídia out of home para o mercado por meio da Ric OOH. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras, a JOY Eventos atua no setor de entretenimento e o braço social é atendido pelo Instituto Ric.
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