Curitiba - O Grupo Ric lançou, nesta semana, o novo Código de Cultura da empresa, com foco no propósito de promover o desenvolvimento humano, econômico, social e cultural do Paraná. Os eventos – que percorreram todas as praças do grupo: Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Curitiba – terminaram na tarde desta quarta-feira (21), e dão início às ações práticas que devem ser criadas a partir do manual.

código de cultura grupo ric
Diretorias do Grupo Ric participaram ativamente da formulação do Código de Cultura (Foto: Guilherme Becker/RIC.com.br)

Em Curitiba, última praça a ser contemplada pela apresentação, os colaboradores lotaram o estúdio da RICtv para acompanhar a novidade. O presidente do Grupo Ric, Leonardo Petrelli, destacou a importância de manter o legado do pai, Mário Petrelli, vivo nas empresas do conglomerado. Ainda, frisou como o novo código deve ajudar a dar clareza para todos e definir objetivos para que o Grupo Ric continue crescendo.

“O Código de Cultura é uma compilação de toda a visão, o propósito e o comportamento que as grandes organizações querem, alinhados com todos os funcionários, para que todos sigam a mesma direção. Nós fizemos esse projeto, levou quase oito meses, através de uma consultoria externa, e também compartilhando com todos os diretores. Com isso, nós conseguimos colocar dentro desse livro, no Código de Cultura, todas as premissas importantes que o Grupo precisa seguir, todos os funcionários, a fim de buscar seus objetivos de longo prazo”, explicou.

No interior do estado, em Cascavel, Londrina e Maringá, os colaboradores também se mostraram empolgados com o projeto interno. “A gente ficou encantado, foi um comprometimento na hora da leitura do manifesto que chegamos a ficar arrepiados. Todos captaram a ideia, do quanto é importante para o grupo a visão do futuro para 2030. A intenção é viver o código e implantá-lo efetivamente”, ressaltou Sandro de Carvalho, gerente de Recursos Humanos do Grupo Ric.

Como Código de Cultura do Grupo Ric foi desenvolvido?

O material que agora está à disposição dos colaboradores foi desenvolvido com base em uma pesquisa interna, e também conversas com diretores dos setores e líderes de cada departamento. Os debates foram guiados por uma consultoria externa, que ajudou a colocar no papel as visões para o futuro do Grupo.

“No momento em que a gente consegue construir um código de cultura como esse, a gente passa a dar para toda a liderança da empresa, para todos os colaboradores, essa clareza. Por que nós estamos aqui? Para onde a gente vai? O que, repetidamente, a gente tem que fazer? E dar condições para que a liderança da empresa tome decisões a partir de um único ponto de vista”, comentou Marcos Giraldi, consultor que auxiliou na criação do documento.

“Agora é a gente fazer com que esse código seja vivido. Então, agora começa um novo trabalho. Trabalho do quê? De análise dia a dia, daquilo que tá sendo feito com base no código, que tá desviando, e a gente implementando outras ações que vão fazer com que tudo isso se torne realmente uma verdade, não apenas um documento”, finalizou Giraldi.

O documento aborda o propósito do Grupo Ric, a missão, valores inegociáveis, visão para o futuro até 2030, princípios para a cultura organizacional e crenças.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Daniela Borsuk

Editora-chefe

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.