A Itaipu Binacional lança, nesta sexta-feira (25), seu novo portal na internet. O site, mais moderno, responsivo e com visual renovado, foi pensado para oferecer uma experiência de navegação mais intuitiva e facilitar o acesso às informações da maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.

pessoa acessando o novo portal da itaipu em português
O portal da Itaipu está disponível em três línguas (Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

A novidade contempla três versões: uma em português, para a margem brasileira; uma em espanhol, para a margem paraguaia; e uma em inglês, no formato de landing page, focada em eventos e audiências internacionais.

A princípio, o novo portal representa um avanço importante no compromisso de Itaipu com a transparência e a comunicação acessível. Com design mais harmônico e foco na usabilidade, a ferramenta facilita a busca por conteúdo e permite maior integração com as plataformas digitais, como WhatsApp e Telegram, além de favorecer o compartilhamento de informações nas redes sociais.

De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, o novo site é resultado direto da dedicação e do alinhamento estratégico das equipes de comunicação do Brasil e do Paraguai.

“Esse projeto vinha sendo idealizado há anos e só foi possível graças ao esforço conjunto das duas margens. Agora, temos uma plataforma que traduz melhor a dimensão binacional da Itaipu, ao mesmo tempo em que se comunica de forma mais clara com diferentes públicos, reforçando nossa missão institucional”, afirmou.

A chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, Ana Paula Hedler, explica que o portal foi pensado para o perfil atual dos usuários, que acessam a internet majoritariamente pelo celular e estão acostumados com a linguagem das redes sociais.

“Trata-se de um site mais bonito, mais leve, que facilita a navegação tanto para quem produz conteúdo quanto para quem busca informações. Estamos oferecendo à população um espaço mais transparente, intuitivo e acessível, com recursos modernos e integração direta com canais de comunicação digital”, destacou.

Segundo o superintendente de Informática, Everton Pasqual, o novo site acompanha a evolução tecnológica das ferramentas digitais da Itaipu. Ele explica que a nova plataforma foi construída em WordPress – que atualmente responde por mais de 60% do mercado brasileiro – substituindo o sistema anterior, baseado em Drupal.

“Essa mudança proporciona maior segurança da informação, facilidade de manutenção do portal e agilidade nas atualizações, mesmo fora da rede interna da Itaipu”, explicou.

O site foi desenvolvido pela Divisão de Imagem Institucional da Itaipu, em parceria com a Superintendência de Informática e uma empresa especializada em desenvolvimento web. Entre as melhorias, Rodrigo Chibiaqui, da Divisão de Imagem Institucional, destaca a nova lógica de organização dos conteúdos.

“Em vez de seguir a estrutura interna da empresa, os temas foram organizados de forma transversal, priorizando o que é mais relevante para o público externo, como vídeos, relatórios, gráficos e dados de transparência”.

O lançamento marca apenas a primeira etapa do projeto. Todo o conteúdo do site antigo – incluindo páginas institucionais, notícias, editais, relatórios e dados administrativos – já foi migrado. A atualização continuará de forma contínua, com inclusão de novos materiais e aprimoramentos constantes.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.