Quando alguém pergunta se vale a pena comprar determinado alimento, a resposta raramente se baseia apenas no preço. Normalmente, o consumidor pensa em qualidade, segurança, compromisso social e confiança. E foi essa percepção do consumidor que levou a C.Vale Alimentos, cooperativa do Oeste do Paraná, a conquistar o selo “O Cliente Recomenda” no Experience Awards 2025.

O reconhecimento é único no Brasil: ele é concedido exclusivamente com base na opinião dos consumidores. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas participaram da pesquisa, avaliando 512 marcas de diferentes setores em 22 categorias. A cooperativa venceu na categoria “Indústria – Carnes”, da qual participaram outras gigantes do setor, com pontuação muito acima da média para a categoria.
A pesquisa usa a metodologia NPS Benchmarking (Net Promoter Score), que mede o quanto os clientes estão dispostos a recomendar uma marca para amigos ou familiares. Em outras palavras, o prêmio é o reflexo direto da voz do consumidor, validando que os produtos da C.Vale transmitem confiança e conquistam quem os consome.
“Essa conquista é a voz do consumidor validando a marca no mercado nacional”, destacou Fernando Aguiar, gerente comercial da C.Vale, mostrando ainda que a certificação respalda as três frentes estratégicas trabalhadas diariamente com com muito rigor pela empresa: a reputação da marca, a diferenciação competitiva e o valor cooperativista.

Por que a C.Vale é tão recomendada?
É claro que, para o consumidor final, o que vale é a qualidade e a segurança do alimento que está em seu prato. Porém, para que o alimento seja entregue nesta qualidade, há muito trabalho sério por trás disso. Entre os fatores, se destacam os certificados conquistados nos últimos anos e meses.
A cooperativa é reconhecida por auditorias internacionais de alimentos, como a BRC (British Retail Consortium), que garante higiene, autenticidade e ausência de contaminação em seus processos. Isso atesta que os produtos da C.Vale podem ser exportados para todo o mundo, pois atendem aos critérios sanitários de países extremamente exigentes.
A cooperativa ainda tem um forte compromisso com a inovação. Está sempre presente nos Dias de Campo, feiras e eventos do agro, sempre apresentando soluções modernas e sustentáveis. Sem contar o orgulho de ser uma cooperativa, modelo de negócio que se preocupa com o coletivo. Atualmente há consumidores que só compram produtos com o selo “Somos Coop”, por conta dos valores cooperativos.
E não é só isso que influencia a opinião do consumidor. A C.Vale é uma empresa que valoriza o cooperado e os funcionários. Além do reconhecimento da revista americana Time, como a melhor empregadora do setor de Agricultura e Pecuária no Brasil, a cooperativa também figura entre as melhores empresas para se trabalhar pela certificação Great Place to Work (GPTW).
Funcionários satisfeitos tendem a se envolver mais com processos cuidadosos e produtos de maior qualidade e também a recomendar a empresa que trabalham a amigos e familiares.
“Aqui tem a marca dos mais de 29 mil associados e dos 15 mil colaboradores que tornam a C.Vale uma referência nacional e internacional”, afirmou Reni Girardi, diretor industrial.