Curitiba - Ter um ambiente bonito, funcional e acolhedor não precisa ser sinônimo de espaços grandes. Com o uso inteligente da marcenaria e móveis planejados, é possível transformar qualquer canto da casa ou comércio em um local prático e cheio de personalidade.

De acordo com Sofia Lorrane, gerente de marketing da Aliança Móveis, um bom projeto começa com uma pergunta simples: como as pessoas se movimentam e vivem naquele espaço?
“Muita gente ainda acha que móveis planejados são só para cozinhas e quartos. Mas o planejamento é essencial em salas, escritórios e, especialmente, em ambientes comerciais. Ele organiza, setoriza e otimiza cada centímetro — e o resultado é um ambiente muito mais fluido, elegante e útil”, afirma Sofia.
Um exemplo disso foi o projeto da casa da Ana e do João Renato, exibido na 6ª temporada do Repaginando. O desafio era grande: transformar um cômodo multifuncional em home office, quarto de hóspedes, sala de leitura, espaço musical e área de lazer — tudo no mesmo ambiente.
A solução veio do detalhamento milimétrico dos móveis. Armários embutidos, roupeiros, gavetas, prateleiras e um sofá-cama compuseram a estrutura. O uso de cores neutras como palha e verde claro, somado ao papel de parede estilo linho e à textura criada pela marcenaria, resultou em um ambiente elegante, setorizado e extremamente aconchegante.
“A marcenaria não é apenas funcional. Ela também é estética. Na casa da Ana e do João Renato, ela serviu para criar uma textura que dialogou com o restante da decoração e deixou tudo mais sofisticado”, completa Sofia.
Já no quarto da Helena, uma doce jovem de 14 anos e que sonhava com um quarto mais bonito e que tivesse uma penteadeira, a marcenaria foi fundamental. O cômodo, extremamente pequeno – e que inicialmente a mãe só conseguiu encaixar uma cama e um guarda-roupas de três portas – ganhou mais armários e gavetas e claro, a penteadeira/escrivaninha tão sonhada pela menina. O projeto foi tema do 2º episódio do reality show Repaginando.
Móveis planejados para negócios: design que valoriza a experiência do cliente
A mesma lógica foi aplicada à hamburgueria da Débora e do Diego, outro projeto do Repaginando que comoveu os telespectadores. Com um salão simples, mas muito querido pelos clientes, o desafio era deixar o espaço mais atrativo, organizado e afetivo — sem perder o ritmo comercial.
A resposta? 100% marcenaria otimizada. Cada detalhe, desde as mesas com painéis laterais até os bancos de espera para os clientes, foi pensado para unir conforto, beleza e funcionalidade. O ambiente deixou de parecer um fast food apressado e passou a ser um local onde famílias querem estar por mais tempo. E o mais importante, que as famílias e amigos queiram voltar e consumir mais.
“Pensamos em móveis que estimulassem a permanência. Criamos cantinhos instagramáveis, bancadas bem divididas e um layout que convida a boas fotos, boas conversas e boas refeições, sem pressa e com muita animação e aconchego”, destaca Sofia.
Móveis sob medida estão mais acessíveis do que nunca
Se antes os móveis planejados pareciam um luxo distante, hoje eles estão muito mais acessíveis. A Aliança Móveis, uma das patrocinadoras do Repaginando, está oferecendo 50% de desconto nos móveis planejados e parcelamento em até 72 vezes sem juros para quem acompanha o programa.
“Nosso objetivo é democratizar o design. Todo mundo merece uma casa bonita, funcional e com móveis que realmente se encaixam na rotina da família. E agora, isso cabe no bolso”, finaliza Sofia.
Seja na casa ou no comércio, os móveis planejados são aliados poderosos para transformar qualquer ambiente em um espaço com mais conforto, identidade e valor.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui