Curitiba - Com mais de 150 atrações, o Natal de Curitiba atrai, a cada ano, um número recorde de visitantes. Neste ano, o maior natal gratuito do Brasil deve atingir a marca de 2,4 milhões de pessoas, sendo 400 mil turistas.

Além de movimentar o turismo, o Natal de Curitiba também gera emprego e renda e abre novas oportunidades para empreendedores tanto no centro quanto nos bairros, impulsionando a economia criativa.
Impacto Econômico
O Natal de Curitiba 2025 deve movimentar R$ 439,8 milhões, de acordo com estimativas da Prefeitura de Curitiba. O valor é 10% acima do registrado no ano anterior, quando as celebrações natalinas injetaram R$ 399,9 milhões na economia curitibana. O montante engloba os gastos com hospedagem, alimentação, transporte e compras, e representa um crescimento sustentável em relação às edições anteriores do Natal de Curitiba
Apenas para os espetáculos promovidos pela Fundação Cultural de Curitiba, cerca de 700 profissionais de cultura foram contratados como atores, bailarinos, músicos, cenógrafos, contrarregras, assistentes de direção e técnicos de bastidores.
Turismo em alta
Acompanhando a tendência estadual, o turismo curitibano vem crescendo nos últimos anos e registrou em outubro a melhor taxa de ocupação da rede hoteleira para o mês dos últimos anos, com 90% de ocupação.

O bom desempenho do setor também amplia as expectativas para a ocupação de hotéis em dezembro, que já estão com uma grande procura. Em agências de viagens, as opções para espectadores de outros estados já estão esgotadas.
Vários estabelecimentos da capital estão com reservas que chegam a 100% de ocupação nos fins de semana, a partir da segunda quinzena de dezembro. Profissionais e estabelecimentos do setor hoteleiro comemoram a lotação máxima de ocupação durante a temporada natalina, que se confirma como a maior da história da cidade e do país.
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Compras de Natal
A principal data do comércio também movimenta o varejo. Em Curitiba, segundo uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-Paraná) em parceria com o Sebrae-Paraná, 68% dos consumidores planejam comprar neste Natal, com ticket médio de R$ 501,28.
Os itens de vestuário lideram a preferência dos consumidores, com 58,8% das respostas. Em seguida estão os brinquedos, com 40,2%, os calçados com 19,6%, mesmo percentual de perfumes e cosméticos. Outros 14,7% dos entrevistados de Curitiba pretendem presentear com lembrancinhas e artesanatos, 10,8% com eletroeletrônicos e 9,8% com livros.
Ao contrário das demais regiões do estado, em Curitiba, a maior parte das compras deve ser feita de forma presencial principalmente em shoppings, opção de 55,9% dos entrevistados. Outros 49% devem fazer as compras pela internet e 29,4% em lojas do comércio de rua.
Parceria com iniciativa privada
O Natal de Curitiba encanta moradores e turistas com uma extensa programação, mas para viabilizar as atrações, a Prefeitura de Curitiba conta com o apoio da iniciativa privada.
Neste ano, pela primeira vez, a programação do Natal de Curitiba terá um patrocinador, apresentando a festa: o Banco Bradesco, que já estava à frente de uma das principais atrações natalinas da cidade, o espetáculo de Natal do Palácio Avenida, que completa 35 anos em 2025. Além do Bradesco, o Natal de Curitiba conta com mais 22 patrocinadores.
O Boticário é um dos principais apoiadores e participa do Natal de Curitiba pelo quinto ano seguido, com atrações no calçadão da Rua XV de Novembro, incluindo uma roda-gigante. Também participando do Natal há cinco anos, a Ademicon assina o espetáculo da Catedral de Curitiba, na Praça Tiradentes. No Passeio Público, as atrações de Natal com carrossel veneziano, trenzinho sobre trilhos e o espetáculo ‘Um Sonho de Natal na Ilha das Ilusões’ tem o patrocínio do grupo de supermercados Condor.
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O apoio financeiro dos 23 patrocinadores viabilizará as principais atrações: Bradesco (apresentação), Governo do Paraná (Praça Santos Andrade), Ademicon (Catedral de Luz), Condor Super Center (Passeio Público), O Boticário (Rua XV), Rumo (Maria Fumaça), Grupo Potencial (Memorial Paranista), Ligga Telecomunicações (Praça Santos Andrade), Uninter (estações-tubo), Electrolux (Praça Santos Andrade), Volvo do Brasil (Natal do Centro Cívico), PUCPR/Grupo Marista (Parque Tanguá), Família Madalosso (ceias Mesa Solidária) Grupo Servopa (Jardinete da Mário Tourinho), MiniPreço (Natal nas regionais), Tenda Incorporadora (Mercado Municipal Capão Raso), Cenarium Brasil (Jardim Botânico), Favretto (mídia), Abrasel-PR (projeto gastronômico), Leroy Merlin (Praça Santos Andrade), Valor Real Construtora (estações-tudo), Realiza Eventos (organizador de filas) e Festtone (Jardim Botânico e Praça da Espanha).
Oferecimento: Prefeitura de Curitiba.
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