As obras do Contorno Viário de Palotina, no Oeste do Paraná, atingiram 86% de avanço no fim de novembro, conforme a cooperativa C.Vale e a Construtora Castilho, responsáveis pela execução do projeto. O empreendimento, que tem previsão de conclusão até 31 de março de 2026, é considerado uma das obras de infraestrutura mais importantes da região, com investimento total de R$ 170 milhões.

O mês de novembro (16º mês da obra) marcou etapas decisivas para o andamento da obra. Um dos principais avanços, concluído no dia 30 de novembro, foi o içamento das vigas do viaduto que fará a ligação entre a PR-182 e o complexo agroindustrial da C.Vale, na saída de Palotina para Toledo. No total, foram instaladas oito vigas de 32,5 metros e 16 vigas menores, de 9,75 metros sobre a rodovia, uma operação de alta complexidade.
Outro marco foi a liberação provisória de um trecho de 3,2 quilômetros, entre as rodovias PR-182 e PR-364, no sentido Francisco Alves a Terra Roxa, após o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) assinar o termo de recebimento do trecho no dia 27 de novembro. Essa abertura parcial visa reduzir os impactos no trânsito regional, especialmente após a interdição da ponte sobre o rio Piquiri, na PR-272.
Também foi concluído, no mesmo período, o remanejamento da rede elétrica de alta tensão que abastece o parque industrial da C.Vale, uma das etapas mais complexas da obra. A nova rede passa agora a correr em paralelo às seis pistas de ligação entre o contorno e o complexo agroindustrial, garantindo segurança e estabilidade ao fornecimento de energia.
Com o progresso das frentes de trabalho, as etapas de terraplanagem e pavimentação já estão praticamente concluídas, alcançando 99% e 97% de execução, respectivamente. A drenagem pluvial, que é uma das últimas fases de infraestrutura pesada, está com 84% dos serviços realizados e deve ser finalizada nos próximos meses.
Novo corredor logístico
O Contorno Viário de Palotina foi planejado para retirar o tráfego pesado da área urbana, melhorando a segurança viária e a mobilidade dentro da cidade. O trajeto de 15,2 quilômetros ligará as principais rodovias da região, criando um corredor logístico direto com o complexo agroindustrial da C.Vale, onde estão instaladas unidades de abate de frangos e tilápias, fábrica de rações, termoprocessados e a esmagadora de soja.
Com a nova rota, o transporte de grãos, carnes e insumos será realizado de forma mais ágil, segura e sustentável, reduzindo custos logísticos e o fluxo de caminhões nas vias centrais de Palotina. A obra também deve estimular o desenvolvimento econômico regional, facilitando o escoamento da produção e atraindo novos investimentos para o município e cidades vizinhas.
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