Em apenas 14 meses de trabalho, as obras do contorno viário de Palotina já estão com 75% de execução concluída. O projeto avança rápido e está mais adiantado do que o previsto no cronograma oficial. A empreitada consolida-se como uma das maiores intervenções viárias em andamento no Oeste do Paraná.

contorno viário de palotina em reta final de construção
Com 75% de obras concluídas, o contorno viário de Palotina está mais adiantado que o cronograma oficial. (Foto: C.Vale)

A obra concentra três trechos de trabalhos. A ligação entre Palotina e Terra Roxa é a que está mais avançada: 78% de conclusão. Já o trecho que interliga Palotina e Francisco Alves tem 75% de execução concluída. E a rodovia entre Palotina e Assis Chateaubriand tem  67% de finalização. Em todos os trechos, falta apenas 6% do asfaltamento a ser concluído.

O projeto tem previsão de ser entregue à população em março de 2026. Nestes seis meses restantes, a parte mais complexa do trabalho será a construção do viaduto sobre o trevo de acesso ao complexo agroindustrial da C. Vale, na PR-182, que liga Palotina a Toledo. Para concluir os acessos ao viaduto, a rede elétrica de alta tensão precisará ser remanejada.

Em setembro, a Construtora Castilho – contratada pela C.Vale para a execução da obra – empregou mais de 170 trabalhadores, além de 64 máquinas e implementos nas três frentes de obras. Essa mesma força de trabalho deve ser mantida ao longo dos próximos meses, com o objetivo de acelerar ainda mais as entregas e manter o cronograma adiantado.

fase mais complexa do contorno viário de palotina está em construção
Nos próximos seis meses, a parte mais complexa do trabalho será a construção do viaduto sobre o trevo de acesso ao complexo agroindustrial da C. Vale (Foto: C.Vale)

Investimento de R$ 170 milhões em contorno viário de Palotina

Com investimento total de R$ 170 milhões, o contorno viário de Palotina terá 15,2 quilômetros de extensão, ligando o município às rodovias de Assis Chateaubriand, Francisco Alves, Terra Roxa e Toledo.

O projeto inclui asfaltamento completo, rotatórias alongadas, trevos e um viaduto que dará acesso direto ao complexo agroindustrial da C.Vale, um dos maiores polos de produção de alimentos do Brasil.

A obra pública foi assumida pela C.Vale em 2024 após um acordo com o Governo do Estado e a Prefeitura de Palotina. O objetivo é melhorar a mobilidade e a segurança viária, retirando o tráfego pesado de caminhões e ônibus do centro da cidade, e garantindo mais fluidez para quem circula pela região.

Nova mudança no trânsito durante as obras

Desde o dia 1º de outubro, está em vigor uma nova alteração no acesso entre a sede do município e a Linha Pioneiro, pela estrada KD 003. A ligação entre a Linha Pioneiro e a área urbana de Palotina passou a ser feita por um desvio pela PR-364 ou pela PR-975 (contorno viário). A C.Vale e a construtora Castilho reforçam que a mudança é por tempo indeterminado e pedem atenção redobrada à sinalização, já que há grande movimentação de máquinas e operários em vários trechos.

O contorno viário é uma obra estratégica para o desenvolvimento não só de Palotina, mas do Paraná como um todo, pois vai permitir um escoamento mais eficiente da produção da C.Vale, cuja estrutura industrial cresceu nos últimos anos e demandou uma logística mais eficiente na região. A cooperativa é hoje uma das maiores produtoras de alimentos do estado, responsável por um alto volume de exportações.

Somente a esmagadora de soja, inaugurada em 2023, movimenta mais de 600 caminhões por dia, número que deve ultrapassar 5.500 veículos diários até 2030 com o crescimento de todo o complexo agroindustrial, que inclui também a fábrica de rações e as unidades de processamento de aves e peixes.

O novo contorno viário trará mais segurança, agilidade e conforto tanto para os caminhoneiros que transportam grãos e proteínas – que não precisarão mais passar pelo Centro de Palotina e poderão chegar de forma mais  rápida à C.Vale – quanto para os moradores da cidade, que terão menos tráfego pesado nas vias urbanas e melhor qualidade de vida.