Projetos de sucesso são feitos com parceiros que não só acreditam na ideia, mas apoiam e ajudam a fazer acontecer. E para ser uma parceria, é preciso uma troca genuína entre todos os públicos envolvidos, com projetos que ofereçam boas oportunidades para todos. E essa foi a tônica que levou o Prêmio Orgulho da Terra a ter sete patrocinadores de peso em 2025.

Entre eles estava a Embio Biotecnologia, que está pelo segundo ano apoiando o prêmio por entender que é aqui que está o seu público e o seu diálogo. E por acreditar no valor e na grandeza do produtor rural.
“Estar junto com o produtor e reconhecer as boas práticas tem a ver com o propósito da Embio, que também trabalha pela renovação da vida no campo. E é isso que a gente vê nesses cases que estão sendo apresentados a cada nova edição”, disse Martha Schumacher, diretora da Embio Biotecnologia.
A Fiat também foi uma grande parceira nesse projeto. Sérgio Mendes, apresentador do RIC Rural e anfitrião do prêmio, embarcou uma caminhonete Titano para percorrer todas as 17 propriedades rurais vencedoras do Prêmio.
“Me surpreendi com a dirigibilidade e com toda a tecnologia embarcada, conforto, informações nos painéis de navegação. Sem contar a segurança que a gente sentia em todas as estradas que passamos, fosse de pedra, terra ou asfalto. Então a gente teve um 2025 extraordinário com o Orgulho da Terra, com histórias maravilhosas testemunhadas pela Fiat Titano”, relatou e comemorou o apresentador.
Para a cooperativa C.Vale, patrocinar um prêmio dessa envergadura é continuar tornando grande o trabalho de quem arregaça as mangas todos os dias para elevar o campo paranaense perante o mundo.
“O Prêmio Orgulho da Terra é muito importante para a C.Vale, pois enaltece a participação da atividade dos produtores junto à cooperativa, seja na piscicultura, na suinocultura ou avicultura”, ressaltou Arlei José Holzbach, coordenador de aquicultura da C.Vale.
Apoio em todos os momentos
E investir e enfrentar as adversidades do campo também requer um bom parceiro financeiro, que esteja sempre ao lado nos momentos de investir para crescer, ou nos momentos de ajudar nas dificuldades. Assim é o Banco do Brasil, que também patrocinou a homenagem aos produtores rurais.
“Estar no Prêmio Orgulho da Terra é mais que uma satisfação, é um dever do Banco do Brasil, que é o banco que tem a maior representatividade financeira do agronegócio do Brasil. Apoiamos o agro do plantio à colheita. Nossa vocação é estar ao lado dos agricultores, especialmente os pequenos, como é o caso do prêmio de hoje”, explicou Henrique Miquelam, gerente de negócios do Banco do Brasil.
A Autem Trade, que atua no setor de fertilizantes e insumos para o agronegócio, também apoiou o prêmio e comemorou os avanços do campo no Paraná. “Para a Altem é um grande orgulho fazer parte desse prêmio e reconhecer o produtor rural, que é a base dessa cadeia tão importante para o Brasil. Nós enxergamos o agro como um setor que torna o Brasil referência no mundo. E por isso continuaremos apoiando, para tornar o setor cada vez mais produtivo e competitivo no cenário global”, disse Davi Auvim, CEO da Autem Trade.
O campo é formado de histórias e valores, assim como a W3 Foods, que trouxe das histórias de famílias a tradição para os seus produtos.
“Valores que se convergem entre o prêmio Orgulho da Terra e da nossa empresa são tradição, inovação e sustentabilidade. Comercializamos feijão para o Brasil todo. E uma curiosidade sobre a nossa marca BonVó é que embaixo da marca vem escrito ‘Dona Maria’. É uma homenagem a nossa avó querida, que sempre fez uma feijoada deliciosa. E é esse sentimento de conforto e família que queremos levar através do alimento”, explicou Paulo Matheus Wolbert, diretor comercial da W3 Foods / marca BonVó.
Grupo RIC: gerando conexões
Por trás de todo o sucesso do Prêmio Orgulho da Terra está também o poder do Grupo RIC em gerar conexões diretas, genuínas e de muita qualidade entre os seus públicos.
“Esse ano foi um recorde de patrocinadores e já temos novos interessados para 2026, não só pela luz que o Grupo RIC joga para o agro paranaense, mas também pelo resultado que o prêmio traz para as marcas. É um relacionamento direto com o pequeno produtor, algo que nem toda mídia em massa conseguem ter. Por isso o prêmio atrai os patrocinadores, que nos ajudam a incentivar o pequeno produtor a crescer e fortalecer o agronegócio”, mostra Marcelo Requena, head comercial e corporativo do Grupo RIC.
“São marcas que estão junto no projeto, algumas participam desde o começo, que fazem acontecer esse Prêmio tão aguardado todos os anos pelos produtores. Esse ano a gente teve, por exemplo, a Fiat, que rodou com o Sérgio e a Rose em todas as propriedades rurais premiadas. É um projeto de família, pois a gente vê os agricultores vindo aqui com a esposa, com os filhos, noras, genros. Um projeto que a gente constrói todo mundo junto, como uma família. São patrocinadores que acreditam sobretudo na ideia”, explica Laila Sol, head de marketing do Grupo RIC.
Sobre o Prêmio Orgulho da Terra 2025
Desde 2021, o Prêmio Orgulho da Terra é promovido pelo Grupo Ric, por meio do Ric Rural Hub, com apoio do IDR-Paraná e do Sistema Ocepar. A iniciativa reconhece produtores rurais que se destacam no agronegócio paranaense por boas práticas de sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e impacto comunitário.
Na 5ª edição, 51 produtores concorreram em 17 categorias. Os cases foram indicados por técnicos do IDR-Paraná e do Sistema Ocepar e foram avaliados por um comitê de notáveis, composto por representantes da FAEP, FETAEP, ADAPAR e SEAB.
Patrocínio: FIAT, C Vale, Embio Biotecnologias e Banco do Brasil
Oferecimento: Globoaves – Categoria, W3 Foods, Auten Trade
Realização: Ric Rural HubCo-realização: IDR-Paraná, Sistema Ocepar
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.