Curitiba - A plataforma Paraná4Business, elaborada pela Federação das Indústrias do Paraná, foi oficialmente lançada em agosto, durante o 5º Seminário de Negócios Internacionais que ocorreu em Curitiba. A iniciativa busca fortalecer o setor produtivo do Estado.

Quase dois meses após o lançamento, a plataforma Paraná4Business já começa a apresentar resultados. O programa busca trazer novas oportunidades para as empresas paranaenses, seja por meio de investimentos estrangeiros diretos ou por meio de parcerias com fundos de investimentos.
A internacionalização das empresas paranaenses, assim como a inovação trazida pelo programa Paraná4Business, foram debatidos durante o novo episódio do programa Momento Indústria do Sistema Fiep.
Os convidados que falaram sobre o assunto foram Higor Menezes, gerente de Relações Internacionais da Fiep; e Eloisa Helena Orlandi, fundadora e CEO da CarobHouse, indústria de alimentos com presença no mercado externo.
Entre os pilares da iniciativa desenvolvida pela Fiep estão a atração de investimentos internacionais como política prioritária; a criação de um “hub de internacionalização”, um espaço físico para organismos estrangeiros se conectarem com a indústria do Paraná.
Além disso, também estão previstos no programa uma atuação conjunta com a Sociedade do Corpo Consular do Paraná; e a plataforma digital com banco de oportunidades e dados estratégicos.
Higor Menezes, gerente de Relações Internacionais da Fiep, ressalta os pontos positivos do processo de internacionalização das empresas.
“O empresário pode exportar uma ou outra vez em um ano, entretanto, quando a gente fala de internacionalização, vai bem mais além. A gente está falando sobre ter um investidor estrangeiro, de abrir a sua subsidiária fora do Brasil, a gente fala de um movimento que vai ter uma inserção cultural tanto sua naquele país, quanto daquele país com a sua empresa”, ressalta.
“Por isso a internacionalização é mais abrangente que a exportação, demanda mais tempo, mais persistência, mas normalmente tem grande ganhos em escala quando a gente encontra um momento de equilíbrio entre o investimento e o retorno”, completa Menezes.
Eloisa Helena Orlandi, fundadora e CEO da CarobHouse, e que já atua no mercado internacional levanta alguns pontos que devem ser levados em consideração ao buscar a internacionalização de sua empresa.
“A primeira coisa, antes de você mandar o seu produto para outro país, é você ver o que o seu mercado alvo consome, qual o poder aquisitivo dele. É essa imersão é extremamente importante, e também é necessário ter paciência porque exige um estudo. As culturas são pragmáticas, elas são por muitas vezes, resistentes, têm as suas reservas”, destacou a empresária.
Para saber mais e explorar oportunidades, acesse www.parana4business.org.br.
A entrevista completa está disponível no canal no YouTube da Jovem Pan News Paraná.