Curitiba - O Balanço Geral desta segunda-feira (10) mostra os prejuízos e a destruição causados pelas fortes chuvas que atingiram o litoral paranaense entre sexta-feira (7) e sábado (8). Na situação mais grave, um casal morreu após ter a casa arrastada pela enxurrada, em Guaratuba.

As vítimas da tragédia são Irineu Alves, de 25 anos, e sua esposa Ana Paula Alves Cordeiro, de 20. O corpo de Irineu foi encontrado ainda no sábado, horas após a casa ser destruída. Já o corpo da jovem só foi encontrado na manhã de domingo (9), dentro de um bananal às margens do rio.

Além desse caso trágico, os alagamentos causaram prejuízos para milhares de pessoas nas cidades de Antonina, Guaratuba, Morretes e Paranaguá. De acordo com os dados do Corpo de Bombeiros, 1.645 famílias foram diretamente afetadas pelas enchentes nestes municípios.

Ainda conforme esse levantamento, 141 pessoas ficaram desalojadas e outras 32 desabrigadas devido às enchentes.

Várias dessas pessoas perderam tudo dentro de casa. Diversas plantações também foram afetadas e até um ônibus escolar ficou ilhado. Sem ter como sair, os estudantes tiveram que passar a noite dentro do veículo.

casal morre em enchente em Guaratuba
Casal foi levado pela enxurrada que destruiu a casa em que moravam (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Proprietário de imóvel esfaqueado em briga com inquilino traz outra versão para o caso

O BG traz também o outro lado do caso da discussão entre um inquilino e o proprietário de um imóvel que quase terminou em tragédia.

O Balanço Geral já mostrou que, em meio a uma briga, o morador da casa esfaqueou o homem que teria tentado desocupar o imóvel na base da força. E que o morador alega ter agido em legítima defesa.

Agora, você vai saber o que diz o homem que foi ferido nesta briga. Ele conta que o aluguel foi tratado “de boca”, sem nenhum contrato formal, pelo período de seis meses. E relata que o inquilino se recusava a deixar o imóvel.

Além disso, uma câmera de segurança registrou outro confusão entre os dois homens, ocorrida alguns dias antes. Neste caso, o inquilino chegou a partir para cima do proprietário com uma barra de ferro na mão.

‘Tribunal do crime’ causa medo em moradores de bairro em Curitiba

O Balanço Geral mostra ainda que moradores do bairro Caximba vivem um clima de pavor com o funcionamento de um chamado “tribunal do crime” na região. O bairro é considerado um dos mais perigosos da cidade, principalmente pela presença de traficantes de drogas.

Um levantamento feito pela RICtv Record, com base nos relatórios emitidos pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná, de 2014 até junho de 2024, mostra que 64 homicídios foram registrados no Caximba.

E apesar da forte repressão às quadrilhas que dominam a região, com inúmeras prisões, ainda resta ao menos um grupo de criminosos que assusta os moradores.

Especialmente porque os líderes desse grupo “julgam” e “sentenciam”, muitas vezes à morte, rivais e usuários de drogas que ficam em dívida com a quadrilha.

Tudo isso e muito mais você confere no Balanço Geral, que vai ao ar das 11h50 às 14h30.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.