Há 10 meses sem ter notícias dos filhos, a curitibana Karoline recorreu a Justiça para tentar revê-los novamente. Tudo o que a mãe sabe é que as crianças de 10 e 12 anos estão nos EUA com o pai. Ela explica que o ex-marido, Leonel Alberto José Quintana, se mudou com os dois para o exterior sem avisá-la e usou uma autorização falsa para sair do Brasil e entrar no outro país.
Separados há 9 anos, o ex-casal que possui outros dois filhos jovens, tinha a guarda compartilhada dos filhos menores de idade. Conforme a mãe, Quintana já havia tentado convencê-la, através das crianças, a concordar com a mudança para o exterior.
“Ele nunca veio e conversou comigo para pedir essa assinatura. Ele usava o meu filho, que tenho mensagem, eu tenho áudio, onde o meu filho faz pressão para eu assinar. Dizendo até mesmo que se eu não assinasse, ele não iria conseguir olhar para mim, dizendo que eu estava acabando com um sonho dele. Ele chegou a falar que o pai ia esperar eles fazerem 18 anos e que eles iriam e nunca mais iriam voltar”, conta.
Diante das negativas da mãe, o pai entrou na Justiça para conseguir viajar com o filhos, mas o pedido não foi autorizado pelo juiz responsável. Foi então que ele falsificou a autorização de viagem para as crianças e partiu sem avisar. O cartório em Curitiba, onde o documento teria sido autenticado, confirmou que o carimbo usado é falso e, além disso, a suposta autorização não possuí o selo da unidade cartorária.
“Foi falsificado esse carimbo e só batido, como se tivesse sido reconhecido. Mas não foi, não tem informação nenhuma de reconhecimento aqui”, disse um dos funcionários, que preferiu não se identificar.
Segundo a Polícia Federal (PF), o pai e os filhos saíram de São Paulo rumo à Flórida em novembro do ano passado.
Karoline conta que a última vez que viu as crianças foi em uma sexta-feira, antes dos dois irem passar o fim de semana com o pai. Foi na segunda-feira, quando não teve notícias deles e mandou vários mensagens ser ter resposta, que desconfiou que algo estava errado. Preocupados, os filhos mais velhos foram até a casa de Quintana, entraram e perceberam que roupas, brinquedos, entre outros objetos pessoais dos irmãos e do pai haviam sido levados.

Em uma mensagem de áudio, obtida pela RIC Record TV, Quintana fala:
“Eu tenho autorização judicial, a guarda das crianças, ela está comigo. Eu tô de saco cheio. Eu não vou correr o risco de voltar para o Brasil nas férias deles e ainda acabar sendo preso ali no aeroporto, no que desembarcar”.
A equipe da reportagem tentou conversar com o pai, mas nenhum dos números de contato funciona.
“Eu me nego a aceitar que eles vão ficar lá e eu vou ver eles só depois de adulto. Então, assim, se eu for olhar no meu lado como mãe, eu estou desesperada. Eu acredito que ele dizer aos meus filhos que se eles entrarem em contato comigo, eu vou descobrir onde eles estão, o pai deles vai ser preso e eles vão ser culpados por isso”, desabafa a mãe.
O caso é investigado pela Polícia Federal e um processo tramita em uma Vara de Infância da Região Metropolitana de Curitiba.