Dez porcos doentes foram roubados da Associação Defensora dos Animais (ADA) em Londrina, no norte do Paraná, noite de sábado (2), por volta das 23h30. A ação do criminoso foi filmada por uma câmera de segurança, mas até o momento ele não foi identificado. (Assista vídeo abaixo)
O roubo só foi percebido já na madrugada deste domingo (3), quando outros porcos fugiram do curral. “Eu só senti que tinha alguma coisa acontecendo quando um porco saiu pelo portão e foi pra rua, que os cachorros começaram latir. Eram três horas da manhã, eu tava sozinha aqui na rua, inclusive, acabou a energia nesse dia e eu sozinha tentando prender os porcos que fugiram porque o portão ficou aberto”, contou Anne Moraes, coordenadora da ADA.
Porcos doentes roubados não podem ser comidos
Anne ainda alerta a população que não coma a carne dos animais porque ela não é adequada para o consumo. “Eu não sei explicar o que leva uma pessoa a vir numa ONG de proteção animal, que resgata animais doentes, que esses animais não são próprios pra consumo. Todos eles são portadores de algum tipo de doença e, por isso, que a gente não pode matar esses animais pra consumir”, explicou.

“O alerta que a ONG quer fazer pras pessoas é: Por favor, se alguém da região ou de alguma localização chegar e falar ‘olha, eu ganhei uma carne de porco’, não aceite. Veja a procedência dessa carne”, ressaltou a coordenadora.
Ladrão de porcos sabia da rotina da ADA
A chácara onde o roubo ocorreu fica na zona rural de Londrina, nas proximidades do distrito de Warta e até uma semana atrás possuía um segurança, que ficava no local durante a noite. Por isso, Anne acredita que o ladrão de porcos já conhecia a rotina da instituição e sabia que o funcionário havia sido dispensado. “Pode ser qualquer pessoa que saia a nossa rotina, que sabe que esse horário eu estou dormindo e, principalmente, que sabe que a ONG há 15 dias dispensou o segurança, devido a dificuldade financeira”, disse
Assista à reportagem completa:
A RIC Record TV conta todos os detalhes sobre o roubo dos porcos doentes.