Imagens de uma briga de trânsito durante um protesto de motoboys em Londrina, no norte do Paraná, ocorrida no último sábado (19), mostram que a situação poderia ter terminado em tragédia caso a Polícia Militar não tivesse interferido. (Veja abaixo)

Briga de trânsito durante protesto dos motoboys foi filmada

Na manhã de sábado, inúmeros motoboys se reuniram na Avenida Saul Elkind, em frente ao Cemitério Jardim da Saudade, para uma manifestação pela morte de um colega em um acidente de trânsito. 

Enquanto estavam no local, o condutor de uma caminhonete tentou furar o bloqueio dos motociclistas e quase acertou uma moto. Na sequência, o veículo foi cercado por vários motoboys e um deles quebrou o vidro do passageiro com o capacete, enquanto outro chutou o veículo. 

Revoltado, o motorista desceu da caminhonete e partiu para cima dos motoboys com uma foice. Minutos depois, de volta ao veículo, ele foi cercado e agredido com um soco no rosto por um dos manifestantes. Já na direção, ele arrancou a caminhonete e saiu arrastando uma moto e o piloto que tentava impedir sua passagem. Tudo foi registrado em vídeo.

O condutor declarou que deu a partida na caminhonete porque estava cercado e ficou com medo, por ele e por sua filha. “Um com capacete quebrou o vidro da caminhonete, estourou o vidro, bateu na minha filha, com os estilhaços tudo, o que tava do meu lado me deu um murro no olho. Aí, nisso já vinha vindo mais motoqueiro, daí eu me apavorei e sai. Aí, acabou acontecendo o incidente de eu passar por cima da moto do rapaz”, declarou Aparecido dos Santos. 

“Tão protestando, mas não deveria de fazer isso aí. Chegar e agredir”, disse ainda o motorista da caminhonete. 

PM precisa intervir 

A confusão continuou por pelo menos quatro quadras, até que a Polícia Militar conseguiu intervir. O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) foi chamado para atender o condutor da caminhonete, que apresentava ferimentos no rosto, e sua filha adolescente, que foi ferida pelos estilhaços do janela quebrada pelo motoboy

Ao todo, cinco pessoas foram encaminhadas à delegacia. O motorista da caminhonete, a filha adolescente, e três motoboy que foram identificados. Todos deram sua versão, assinaram um termo circunstanciado e foram liberados, mas deverão responder pelo comportamento violento. 

“Todos foram noticiados e noticiantes porque existiu ali a conduta mútua: primeiro um agrediu e um outro teve uma resposta violenta também. Isso daí fica configurado crime das duas partes e, por isso, que eles estão sendo encaminhados à Justiça”, explicou o capitão Eguedis, da PM.   

O capitão ainda pontuou que as imagens gravadas dão a entender que o motorista da caminhonete não queria ferir ninguém“A gente também percebe que ele não tinha a intenção de matar ninguém, pelo menos do ponto de vista das imagens, porque ele apanha uma arma branca e sai no encalço dessas pessoas. A partir do momento que as pessoas saem de perto do veículo, ele tenta retornar o veículo e conduzir esse carro para fora do local. Momento em que, coincidentemente, o indivíduo entra na frente do veículo e eu acho que ele talvez não tenha visto, mas isso vai ser apurado”, finalizou Eguedis. 

Assista à reportagem completa:

A RIC Record TV Londrina mostrou todos os detalhes da briga de trânsito durante o protesto dos motoboys.